Publicidade

Ensino

URI sedia workshop “Viva as Diferenças”

Evento discutiu questões de inclusão das pessoas com deficiência

Evento discutiu questões de inclusão das pessoas com deficiência
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A URI Erechim sediou na terça-feira, 14, o Workshop “Viva as Diferenças”, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese, organização social sem fins lucrativos mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. O evento discutiu questões de inclusão social, pessoal e profissional da pessoa com deficiência e teve a participação de professores e acadêmicos de vários cursos da Universidade. Esta foi a primeira edição do evento em Erechim.

A programação foi dividida em dois momentos: à tarde, com apresentações de cases, depoimentos de familiares de pessoas com deficiência, conferências e apresentações artísticas. As professoras Simone Gasperin de Albuquerque e Alessandra Biasus, do Curso de Direito, ministraram a palestra “O direito de ser diferente”. À noite, o evento também trouxe as questões da inclusão para discussão e encerrou com a conferência “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, conduzida por Steven Dubner, educador físico que, há mais de 30 anos, atua em esporte para as pessoas com deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. Ele também é um dos fundadores da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e coordenador geral da Instituição. Também foi técnico da seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas.

Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Básica da URI também participaram do encontro e avaliaram positivamente o evento, destacando os conteúdos abordados na disciplina de saúde mental. “Essa é uma questão muito presente na atualidade e que ainda precisa ser muito discutida, vivenciada e, assim, nos tornarmos uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa”, salientou a Coordenadora Cristina Severo.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas