No sábado (14), será realizado o Gashuku de Exames de Faixas de Karatê realizado pela FSRKT – Federação Sul Riograndense de Karatê-do e JKA RS - Associação Japonesa de Karatê do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá no Ginásio Esportivo da URI, ás 8h30 da manhã para alunos a partir dos oito anos de idade e ás 11h da manhã para alunos até 7 anos de idade.
O evento contará com a presença de 60 alunos dos 4 anos de idade em diante, oriundos das cidades de Erechim, Gaurama, Viadutos, Três Arroios, Jacutinga e Barão de Cotegipe. O evento contará com curso de aperfeiçoamento com o Sensei Alfredo Aires, diretor técnico da Federação Sul Riograndense de Karatê-do Tradicional e JKA RS.
Os alunos que participarão da troca de faixa são da Escola de Karatê Onna Bugeisha coordenada pela professora Cristiane Babinski, profissional de Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Exercício e do Esporte, formada pela URI Erechim. Faixa preta 2° Dan, atleta da Seleção Brasileira e Técnica da Seleção Gaúcha Infantil.
De acordo com a professora Cristiane Babinski “o exame de faixa é um momento muito importante para os alunos pois é um momento de transição, onde a graduação vai além da mudança de faixa, ela tem o intuito pedagógico de estimular e motivar o praticante, além de ser uma consequência de todo o aprendizado adquirido no primeiro semestre do ano. Além do aprendizado técnico o aluno também é avaliado pela sua evolução dentro e fora do dojô, como disciplina, respeito ao próximo e boa conduta, preceitos essencias na prática do Karatê".