15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Fé e tradição unidas na colheita da macela

Antes do sol nascer o grupo de cavaleiros estava pronto para ir ao campo

teste
IMG_6776.JPG
IMG_6731.JPG
IMG_6799.JPG
IMG_6789.JPG
IMG_6826.JPG
Por Natiele Dias Torres
Foto Natiele Dias Torres

O sol ainda nem tinha nascido e os preparativos para a colheita de macela já estavam sendo feitos. Movidos pela fé, o grupo de cavaleiros erechinenses se reuniram um pouco antes das 6h da manhã nesta Sexta-feira Santa (30) para iniciar a colheita. O ponto de partida foi a chácara de Marcos Tamanini, localizada no bairro Parque dos Viajantes.

O grupo costuma fazer a atividade todos os anos acompanhados do padre Valter Girelli, reitor do Seminário e do Santuário de Fátima. E neste ano não foi diferente. De acordo com o padre, "esse momento é muito especial para nós que temos uma crença, faz parte de uma tradição milenar e familiar. Mas de modo especial faz parte de uma crença que nós depositamos no poder medicinal que a macela tem. Também um ato de fé religioso", enfatiza.

Ainda segundo o padre Valter, este ato serve para relembrar o sacrifício de Jesus que aconteceu na sexta-feira. "Afinal acordar cedinho para ir pro campo colher macela é estar também vigiando com Cristo porque hoje é o dia onde Ele é traído, e preso. E nós queremos estar acordados bem cedinho pra acompanhar os passos dele, representado também nessa macela que é um dos elementos mais sagrados que a natureza nos oferece", conclui o padre.

No final da colheita, após rezarem o Pai Nosso, o padre Valter distribuiu a benção aos participantes.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas