21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Volta às aulas a partir de fevereiro

Confira as datas de início do ano letivo nas escolas e universidades

teste
voltaulas
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

Confira as datas de início do ano letivo nas escolas e universidades

O ano está recém começando e ainda é período de férias para a maioria dos estudantes de Erechim. Entretanto, as datas de volta às aulas já estão confirmadas pelas escolas e universidades da cidade. De modo geral, o início do ano letivo deve ocorrer a partir do dia 14 de fevereiro, especialmente para os alunos ingressantes na educação infantil. Já algumas universidades iniciam suas atividades mais tarde, no início de março, assim como as escolas estaduais que aderiram à greve e que ainda estão com o ano letivo de 2017 em andamento.

Nas escolas da rede municipal de ensino o ano letivo está previsto para começar a partir do dia 15 de fevereiro, conforme a Secretaria Municipal de Educação. Esta também é a data de início do período de adaptação para os estudantes da educação infantil do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. 

Nas escolas da rede estadual o início das aulas não tem data definida para todas as escolas, embora a Secretaria Estadual de Educação determine o início do ano letivo de 2018 a partir do dia 18 de fevereiro. Conforme informações da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, algumas instituições de ensino acompanham as datas da rede municipal.

Em outras, devido ao avanço das aulas no decorrer de janeiro devido à recuperação da greve, as atividades referentes ao ano letivo devem iniciar entre 3 e 5 de março. Antes disso, professores passarão por formações. No momento, segundo a 15ª CRE, as escolas que ainda estão com atividades de 2017 em andamento são: JB, Haidée Tedesco Reali, Santo Agostinho, Erico Veríssimo e João Germano Imlau, sendo todas de Erechim. Além destas, a Escola Mario Quintana, de Barão de Cotegipe, segue recuperando aulas.

Nas escolas particulares, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS) propôs o início do ano letivo de 2018 para o dia 19 de fevereiro, data que foi adotada por instituições como a Escola de Educação Básica da URI, Barão do Rio Branco e São José. Vale lembrar porém, que há datas diferentes, conforme cada etapa de ensino nestas instituições.

Nas universidades, a data de início das aulas varia conforme cada instituição. Os primeiros a iniciarem as atividades no ensino superior em Erechim serão os estudantes da FAE, que tem seu ano letivo marcado para começar em 14 de fevereiro. No dia 15 quem inicia as atividades letivas são os estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal do RS (IFRS).

Os cursos de graduação da URI devem iniciar as atividades do ano letivo de 2018 no dia 26 de fevereiro, enquanto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Estadual do RS (Uergs) as aulas estão previstas para iniciar no dia 5 de março.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas