O professor e Coordenador do Curso de Odontologia da URI Erechim, Antônio Iponema Costa, participou como palestrante/mediador, no dia 27 de janeiro, da roda de conversa do VER-SUS, com a temática relacionada à “Atenção Integral às Pessoas com Deficiência”.
O VER-SUS é um projeto de vivências e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) onde os estudantes das áreas da saúde experimentam um novo espaço de aprendizagem nos diferentes locais de trabalho como instituições ou órgãos vinculados à saúde, educação, assistência social, entre outros.
Os estudantes ficam em “imersão”, ou seja, abrigados em um local por duas semanas onde acontece uma intensa interação com debates referentes à gestão, processos de educação popular em saúde, modelos de atenção e o exercício do controle social.
Na oportunidade, o professor Antônio realizou uma dinâmica, permitindo que os alunos vivenciassem as diferentes deficiências e, com isso, refletissem sobre suas potencialidades. “Essa dinâmica é muito importante para que os estudantes possam experimentar como é ter uma deficiência e de que forma ele pode contribuir para o trabalho coletivo”, frisou.
O encontro do VER-SUS aconteceu no Seminário de Fátima, em Erechim. Durante as duas semanas, nos turnos da manhã e tarde, os estudantes fizeram as visitas de campo nos serviços de atenção básica, serviços de saúde mental, centro de especialidades odontológicas (CEO) e médicas, hospital, Centro de Referência em Assistência Social, agroindústrias, defesa civil, entre outros locais. À noite, retornavam ao Seminário para discussões relacionadas às experiências do dia contando com a participação de profissionais atuantes nas diferentes temáticas.
Os estudantes eram dos cursos de Medicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem de diferentes universidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre elas, a URI.