14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

UERGS recebe moção de apoio

Parlamentares recebem ofício da instituição de ensino superior
Por Assessoria
Foto Assecom

A Câmara de Vereadores de Erechim aprovou, durante realização da última sessão plenária, na segunda-feira (4), proposição dos vereadores Lucas Farina (PT) e Alessandro Dal Zotto (PSB), que solicita envio de moção de apoio a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O texto será enviado para o governador do Estado, José Ivo Sartori e para as secretarias estaduais de Educação e Ciência e Tecnologia, referente a contratação de professores e pela manutenção positiva do orçamento da instituição.

“A solicitação justifica-se, uma vez que a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul desempenha um papel importante na formação em nosso município de Erechim, na região e no Estado. Uma instituição que nasceu com a missão de promover o desenvolvimento regional sustentável através da formação de recursos humanos qualificados, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do estado”, pontuaram os parlamentares.

De acordo com os vereadores, a UERGS solicitou autorização para contratação de 86 professores, ao governo estadual, porém este pedido encontra-se em análise junto a assessoria da pasta da Fazenda. “O ingresso destes docentes é imprescindível para a conclusão da formação de muitos alunos, especialmente das unidades do interior do Estado”, reforçaram.

“A instituição enfrenta muitas dificuldades financeiras, visto que o orçamento não é alterado desde o ano de 2014, e existe a possibilidade de redução no mesmo para o próximo ano, o que acarretará um prejuízo incalculável na formação de jovens e adultos, impactando diretamente em todos os setores, em vista da dificuldade que passamos, principalmente da necessidade da formação educacional de qualidade, e gratuita”, concluíram os vereadores.

Em recente visita feita a unidade do câmpus Erechim da UERGS, os vereadores Alessandro Dal Zotto e Lucas Farina receberam um oficio da direção, professores, funcionários e alunos, solicitando apoio dos parlamentares na defesa das demandas e necessidades da instituição.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas