Conforme o tenente Tiago Bernieri, a situação é grave e abrange um afluente que desagua no Rio Suzana, um córrego nas proximidades da ERS 420 e uma área em que está localizada a nascente do rio, na saída de Erechim, próximo ao trevo de acesso à Gaurama, no entroncamento da ERS 331 e da BR 153.
"Estamos investigando há vários dias e a grande dificuldade é identificar os possíveis autores desse, que é considerado um crime grave de poluição ambiental. Como esse período é de pouca chuva, a situação é ainda mais complicada, pois o rio tem mais dificuldades para se recuperar", explica.
Por hora, as autoridades trabalham apenas com suspeitas sobre o que pode estar causando a contaminação.
Nesse processo de investigação, uma empresa foi autuada nos últimos dias, em razão de um vazamento de um produto químico e irá responder criminalmente. "Contudo, ainda não podemos afirmar se há relação com a mortandade de peixes", pontua.
Segundo o tenente, nos últimos três meses vem aumentando o número de ocorrências relacionadas à contaminação de rios. Diante disso, ele reforça que é preciso conscientização por parte da sociedade, sendo que é um crime que põe em risco a vida de pessoas e animais. "Sendo assim, pode se enquadrar, inclusive, como tentativa de homicídio", alerta.
A Polícia Ambiental reforça a solicitação à comunidade para que, caso tenha alguma informação, comunique o Pelotão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3519 9723.
Clima de tensão
Produtores da comunidade de São Roque, localizada há cerca de cinco quilômetros de Erechim, estão muito preocupados com a morte dos peixes.
Para o aposentado, Jandir Smaniotto, que identificou o que havia ocorrido com os animais na sexta-feira, essa é uma situação muito séria e que põe em risco a saúde dos seres humanos.
O produtor Marco Rossarola afirmou que esta foi a primeira vez que foi registrado tal fato. "Estamos preocupados. É por fatos assim que o país está desse jeito", comentou, citando que no afluente que perpassa a propriedade, desagua no Rio Suzana e abastece o município de Gaurama, foram encontrados vários peixes mortos. No local havia lambaris, traíras, entre outras espécies.
Nas proximidades também reside o produtor Aluísio Weschenfelder que afirmou ter retirado peixes de grande porte que acabaram morrendo em razão da contaminação.