14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Férias à vista

ferias.jpg
tabela.jpg
Por Najaska Martins - [email protected]
Foto Arquivo BD/Najaska Martins

Recesso de inverno vai abranger as duas últimas semanas de julho nas escolas e universidades

Escolas e universidades de Erechim se encaminham para a reta final do primeiro semestre deste ano e, com isso, estudantes já se preparam para as tradicionais férias de inverno. Na maioria das instituições de ensino consultadas pelo Bom Dia, o recesso irá abranger as duas últimas semanas do mês de julho.

As primeiras a iniciarem o recesso são a Universidade Regional Integrada (URI) e a Universidade Estadual do RS (Uergs), que encerram as atividades letivas do primeiro semestre no dia 8 deste mês e têm o retorno marcado para o dia 31. A s últimas a entrarem em férias deverão ser as escolas municipais, que terão recesso de pouco mais de uma semana: de 22 a 31 de julho. No caso das escolas estaduais, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação afirma que as instituições têm autonomia para escolher o período de recesso, sendo que tradicionalmente costumam optar pelas duas últimas semanas do mês.

Psicopedagoga fala da importância do recesso de inverno

Para a psicopedagoga Mara Froeder, o recesso do meio do ano é fundamental ao desempenho estudantil. Ela avalia que o período de descanso é importante para fixação da aprendizagem. “É o momento que o aluno tem a possiblidade de fixar aquilo que aprendeu desde então, e acalmar o cérebro, preparando-se assim para que o seu retorno seja em condições muito melhores”, destaca, ao salientar que a quebra de rotina é positiva também para a assimilação dos conteúdos aprendidos.

No caso das crianças, a profissional sugere que o período seja utilizado para o lazer, mas destaca a importância de se promover atividades positivas. “É uma boa pedida apostar em jogos, atualizar leituras. Vale lembrar também que o melhor brinquedo é o sujeito, ou seja, quem estiver utilizando seja qual for a ferramenta escolhida para a diversão. Sendo assim, é importante que a família se instigue a promover momentos de interação com a criança”, explica.

Ainda neste sentido, ela destaca que quanto à atenção que deve ser dada aos estudantes por parte dos pais, é mais importante a qualidade do que a quantidade. “Sabemos que em geral no recesso de inverno, apenas as crianças estão de férias, enquanto os pais seguem suas rotinas de trabalho. Neste caso, o indicado é utilizar parte do tempo livre para dar atenção à criança, mesmo que seja por um período curto, pois isto certamente fará muita diferença”, completa.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas