14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Rural

Erechim promove curso de marketing para cooperativas da agricultura familiar

A abertura aconteceu na quinta-feira e contou com a presença de representantes de várias entidades

curso.JPG
Por Assessoria de comunicação
Foto Divulgação

Teve início na quinta-feira (22) o curso de extensão em marketing para cooperativas da agricultura familiar organizado pelo Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) Campus de Erechim, Emater/RS-Ascar, por meio da unidade de Cooperativismo, em parceria com a Universidade Estadual do RS (UERGS), Sicredi e Cresol. A abertura do curso contou com a presença do diretor do IFRS Campus de Erechim, Sidnei Dal’Agnol, do gerente do escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, de representantes de cooperativas e a equipe da Unidade de Cooperativismo de Erechim, Cleunir Paris, Angelica Albrecht Gazzoni e Jhonatan Munaretto Imlau.

O diretor da Instituição agradeceu as parcerias que acreditaram na proposta e ajudaram a viabilizar o curso. “Esse é o espírito de cooperativismo. Acreditamos que outras atividades podem surgir a partir desta iniciativa”.

O gerente da Emater Gilberto Tonello destacou a importância das parcerias, das cooperativas e das agroindústrias da região e o trabalho realizado pela Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP) com as cooperativas. “Esse curso vai ajudar aprofundar o conhecimento”, disse ao cumprimentar a turma.  

O vice-presidente do Sicredi Norte/RS-SC, Adelino Loch, cumprimentou as instituições e as cooperativas e seus funcionários que participam do curso. “Acreditamos que este curso vai fazer muita diferença para as cooperativas da nossa região” e colocou a instituição à disposição.

O presidente da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), Roberto Balen, também parabenizou o grupo e as parcerias pela iniciativa.  “A atividade é fundamental para estruturar um trabalho mais organizado pelas cooperativas a exemplo das cooperativas de crédito e o fortalecimento da agricultura familiar”.

O representante da Cresol, Amauri Picoli, em nome do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, disse que “o marketing é muito importante para “divulgar o trabalho das cooperativas e aumentar o rendimento”“. Temas a serem abordados: - Introdução ao marketing; Introdução ao cooperativismo; Comportamento do consumidor; Desenvolvimento rural e cooperativismo; Merchandising; Conjuntura econômica; Embalagens para produtos alimentícios; Rotulagem de produtos alimentícios; Marketing Digital; E-commerce; Marketing de relacionamento; Logística e Planejamento.

A aula inaugural foi ministrada pelos professores do IFRS, Sidnei Dal’agnol, e pela Professora da UERGS, Zenicleia Angelita Deggerone. Os professores abordaram a Introdução ao Marketing e sobre Agricultura Familiar – contexto histórico e características regionais - e Desenvolvimento Rural.

O curso é gratuito e terá será aulas a cada 15 dias, totalizando 12 encontros, com previsão de término em sete de dezembro deste ano. As aulas serão ministradas no IFRS campus de Erechim, das 9h30 às 17h.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas