Acontece entre os dias 26 e 30 de junho a sétima edição da Semana Acadêmica de História, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Com o tema “Tempo presente e história: crises, conflitos e reflexões”, o evento é composto por palestras, oficinas, workshops e apresentação de trabalhos. Todas as atividades são gratuitas e voltadas tanto para a comunidade acadêmica quanto regional.
A abertura do evento está marcada para segunda-feira (26), com a palestra “História do tempo presente: questões teóricas”, ministrada por, Émerson César de Campos (Udesc) e Fábio Feltrin (UFFS). A atividade ocorre no auditório do bloco A. Na terça-feira (27), no Arquivo Histórico Municipal, será feito um workshop sobre manuseio e acondicionamento de acervo.
No dia seguinte o jornalista, Moisés Mendes, palestra sobre o papel da imprensa frente à atualidade no âmbito político, econômico e social. Na noite de quinta-feira (29) serão apresentados trabalhos acadêmicos. Depois, no dia 30, oficinas e uma palestra sobre gênero e mulheres indígenas encerram o evento. As oficinas e os trabalhos ainda estão sendo definidos.
As inscrições ocorrem no momento de cada atividade. Haverá certificação.
Programação completa
Segunda-feira (26/06)
19h15 – Abertura
19h30 – Palestra de abertura: “História do tempo presente: questões teóricas”, com Émerson César de Campos (Udesc) e Fábio Feltrin (UFFS)
Local: Auditório do Bloco A da UFFS
Terça-feira (27/06)
15h – Workshop: “Manuseio e acondicionamento de acervo”. Local: Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font.
19h15 – Palestra: “Análise de conjuntura: trabalho e educação”, com Luís Fernando Correa da Silva e Thiago Ingrassia (UFFS). Local: Auditório do Bloco A da UFFS.
Quarta-feira (28/06)
19h15 – Palestra: “O papel da imprensa frente a atualidade no âmbito político, econômico e social”, com Moisés Mendes. Debatedor: Gerson Severo (UFFS).
Local: Auditório do Bloco A da UFFS
Quinta-feira (29/06)
19h15 – Apresentação de trabalhos
Local: Salas de Aula da UFFS
Sexta-feira (30/06)
15h – Oficinas
19h15 – Palestra: “Gênero e mulheres indígenas”, com Caroline Matoso (UFPel) e Joziléia Daniza (UFSC)
Local: Auditório do Bloco A da UFFS