Acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica da URI (turmas 2012 e 2017) realizaram, no dia 27 de maio, uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itá, pertencente ao Grupo Engie Brasil S.A. Acompanhados pelos professores Cristiano Vitorino da Silva e Roberta Neumeister, os alunos tiveram a oportunidade de ver os principais componentes que constituem a planta dessa Central Hidrelétrica, tais como a barragem, os vertedouros, tomadas d’água, dentre outros.
A recepção iniciou-se pelo CDA da usina onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa e também um relato histórico da implantação desta importante obra do sul do Brasil. Segundo o Professor Cristiano, oportunidades como esta são realmente importantes na formação dos acadêmicos, pois tornam possível o melhor entendimento da profissão escolhida, ajudando na compreensão das responsabilidades dessa profissão, motivando-os para suas carreiras profissionais e acadêmicas, resultando num melhor nível de formação e melhores profissionais. Segundo o acadêmico da turma 2017, Jacson Cancian Soares, integrante da turma que realizou a visita, "através desta iniciativa, eu pude visualizar como alguns conceitos técnicos são aplicados, desde a análise de um problema, que no caso especifico é a geração de energia, até a aplicação da solução. Com a experiência foi possível perceber como a engenharia está ligada a diversos setores e também como projetos desta área em larga escala causam impactos, tanto sociais como ambientais, cabendo ao engenheiro ter um senso critico e social ao aplicá-los".
Para o estudante Junior Flores, “a visita foi de grande valia, pois foi possível ver a dimensão de uma estrutura de uma usina que é referência no Brasil, além de ver na prática o que nos foi repassado em conteúdos em várias disciplinas na universidade”. Mateus May, outro integrante da visita à Usina, disse: “A visita foi uma experiência muito proveitosa, onde se pode ter uma dimensão do potencial energético da região e da estrutura física da usina que em muito superou o que eu imaginava e, além disto, as turmas puderam usufruir de amplos conhecimentos os quais complementam todos aqueles ensinados em sala de aula".