A 6ª Rústica Sesc de Carlos Gomes reuniu 235 atletas adultos e crianças de 22 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no dia 31 de abril. O evento esportivo fez parte da Semana do Município, programação alusiva aos 25 anos de emancipação de Carlos Gomes, numa tarde de temperatura quente e agradável e público expressivo prestigiando as disputas. A prova foi promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Prefeitura de Carlos Gomes, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes (SMEC).
A prova adulta teve como campeão Geral Adulto Visitante Masculino o atleta Maicon Mancuso, de Passo Fundo; seguido por Alisson Garcia, de Caxias do Sul; Mario Ferraz, de Bom Jesus; Rudinei Martins de Mello, de Marau, e como quinto colocado Joel Sychocki, de Carlos Gomes. No Feminino, Janete Tedesco, de Concórdia (SC), foi a campeã e a vice-campeã foi Jocile Rudysiuk, de Erechim. A terceira colocação ficou com Maiara Baratieri, de Erechim, e a quarta colocada foi Ana Cristina Costodio, de Xaxim (SC). Já a quinta posição ficou com Elisandra Ianicki, de Erechim.
A categoria Geral Adulto Masculino Carlos Gomense teve como campeão o atleta Joel Sychocki, seguido por Mário Omizollo, Ilmar, Fábio Basso e João Rosa Wengrznek. No Feminino, Isabela Wengrznek foi a campeã e a vice, Daiane Sikowski.
Os percursos foram de 4,5 km (adulto), 1,2km e de 800, 400 e 200m (infantil de 11 a 16 anos) e 100m (categoria mirim até 10 anos e pessoas com deficiência - PCDs). Segundo o técnico de Esporte e Lazer do Sesc Erechim, Luciano Magnabosco, os pontos altos da Rústica de foram a presença expressiva de competidores de alto nível e a participação de crianças das escolas da cidade e vizinhas, demonstrando que elas também sabem competir. “Muitas delegações da região e de outros Estados vieram presenciar o evento, trazendo consigo atletas de alto nível, e de crianças e adolescentes, que também são apaixonados por este esporte, e consolidando essa prova de corrida de rua em nossa região. Isso possibilitou um espetáculo à população local”, destacou.