Caso de homicídio ocorreu há nove anos no Bairro Progresso em Erechim
O Tribunal do Júri da Comarca de Erechim estará reunido nesta quinta-feira (6) para julgar o réu, Ailson Soares de Mello. O homem de 35 anos é acusado de assassinar a tiros, na tarde do dia 22 de outubro de 2007, na Rua Estevão Gavenda, no Bairro Progresso, seu ex-cunhado Antônio da Costa Soares. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o crime teria sido motivado por um desentendimento anterior entre as partes.
Conforme acusação, momentos antes do crime o denunciado munido de uma arma de fogo, transitava a pé na Rua Geraldo Rufino Pinheiro, quando avistou a vítima e passou a segui-la. Minutos após, Ailson disparou contra Soares, que na tentativa de fuga, entrou em uma residência abandonada e se escondeu na parte interna de uma churrasqueira. Ao encontrar a vítima o acusado teria descarregado a arma em sua direção. Fugindo logo após.
Ao ser ouvido na fase judicial, Mello, preferiu o silêncio, mas quando foi preso, na delegacia, destacou que na data dos fatos, foi ameaçado de morte pela vítima. Contou que arrumou um revólver emprestado e foi até a casa de sua mãe, encontrando com Antonio no caminho. Relatou ter visto Soares ingressando em uma casa desabitada e se escondido dentro de uma churrasqueira, tendo, então, descarregado o revólver na direção da vítima. Em depoimento a ex-companheira da vítima e irmã do réu confirmou que Soares cometeu o crime por vingança, após descobrir que Mello, havia agredido a sogra.
Os jurados além da culpabilidade do réu, também julgarão aceitação ou não da qualificadora do homicídio que dificultou a defesa da vítima, que pode tornar a pena ainda maior. A defesa de Soares, será realizada pela Defensoria Pública do Estado. Anteriormente os defensores já haviam destacado a questão da insuficiência de provas do crime.
A sessão de julgamento está marcada para ocorrer as 9h20 e será realizada no plenário do Fórum de Erechim. Audiência será presidida pelo juiz Marcos Luiz Agostini e a acusação estará a cargo do promotor Gustavo Burgos de Oliveira.