22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Tecnologia

Ferramenta digital para ensino de leitura

Evento reunirá educadores para conhecer a única plataforma de linguagens que estimula o desenvolvimento da leitura por meio de textos jornalísticos, além de fornecer relatórios automáticos sobre as competências leitoras dos alunos

teste
tecnologia.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

O desafio do letramento no Brasil é imenso, uma vez que o índice de alunos alfabetizados que não compreendem o significado dos textos ainda é alto. Um bom nível de letramento só é possível quando o leitor de fato domina a leitura, com competências que permitem que compreenda e interprete textos; seja capaz de fazer conexões com outros conhecimentos; faça inferências; e possa distinguir fatos de opinião, entre outras habilidades. Para apresentar a sua ferramenta digital para o desenvolvimento da compreensão leitora a educadores de Fortaleza, a Guten Educação e Tecnologia – empresa que é especialista em leitura e que disponibiliza a única plataforma de linguagens que estimula o desenvolvimento da leitura por meio de textos jornalísticosrealizará um evento no dia 15 de março. O encontro terá a presença de Danielle Brants, fundadora da empresa, e Adriana Pettengill, diretora comercial.

Com conteúdos interativos, sequências de atividades, planos de aula e avaliação continuada com base em relatórios automáticos sobre as competências leitoras dos alunos, a Guten tem uma equipe formada por especialistas nas áreas da leitura, pedagogia, linguística aplicada, linguística computacional, jornalismo e tecnologia. A empresa acredita que grandes leitores podem ser também grandes agentes de transformação da sociedade.

Como o nível de letramento é insatisfatório, há um forte efeito multiplicador negativo – uma vez que a leitura é uma competência fundamental ao bom aproveitamento de todas as disciplinas e fontes de conhecimento. Para se ter uma ideia da relevância do tema, deficiências na área de matemática, por exemplo, podem estar ligadas a problemas de interpretação de textos, porque os estudantes não compreendem o enunciado das questões. Para mudar essa realidade, um número cada vez maior de escolas, em vários estados, adotou a plataforma Guten News. Com o uso da tecnologia da Guten, escolas em todo o Brasil estão combatendo o baixo letramento existente entre jovens e crianças. São mais de 30 mil usuários da plataforma Guten News em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Rezende (RJ), com resultados muito positivos. Em Fortaleza, o Colégio Master e o Centro Educacional Evandro Ayres de Moura já dispõem de todas as funcionalidades da plataforma.

Na última década, o Ceará conquistou melhorias significativas na alfabetização e no letramento, com bons resultados no último levantamento realizado pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – Alfa (Spaece-Alfa), atingindo nível de proficiência em leitura de 185,6, quando a meta era 150 para o segundo ano do ensino fundamental. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, em todo o país, para fazer com que os alunos sejam realmente leitores proficientes.

Entre as escolas que já adotam a plataforma da Guten estão, por exemplo, Colégio Elvira Brandão, Instituto Sidarta, Liceu Jardim, ABA Global School, Colégio Pentágono, Colégio Expoente, Colégio Motiva, Colégio Arbos, Colégio Humboldt, Anglo Morumbi, Colégio Salgueiro, Salesiano Resende e Colégio Integrado Americano.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas