14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Erechim tem 14 cursos com ingresso via Sisu

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada abrem hoje e se estendem até sexta-feira (27)

teste
Na UFFS, por exemplo, há 400 vagas distribuídas em 8 cursos
IFRS.JPG
Uergs.jpg
Por Najaska Martins com informações da Agência Brasil
Foto Divulgação

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada abrem hoje e se estendem até sexta-feira (27)

Quem pretende iniciar um curso técnico ou superior gratuito neste ano já pode se inscrever através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Erechim há 14 cursos disponíveis com ingressos via sistema, em três instituições públicas de ensino. Ao todo, são 641 vagas a serem preenchidas. As inscrições se estendem até o dia 27 e podem ser feitas pelo site do Sisu, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame.

O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Vagas em Erechim

Em Erechim, as vagas são ofertadas em três instituições de ensino. Na Universidade Estadual do RS (Uergs), os candidatos podem escolher entre os cursos de bacharelado em Administração e Gestão Ambiental, nos quais há 40 vagas cada. No Instituto Federal do RS (IFRS), há 16 vagas para o curso Tecnologia em Design de Moda e 25 vagas para o curso de Tecnologia em Marketing. Há também vagas nos cursos superiores em Engenharia de Alimentos (15 vagas) e Engenharia Mecânica (25 vagas).

Já na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) há 400 vagas distribuídas em oito cursos superiores, sendo cinco licenciaturas – Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, História e Pedagogia -  e três bacharelados: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. Em todos eles estão disponíveis 50 vagas com ingresso via Sisu.

Nota de corte

Conforme o MEC, Após a abertura das inscrições, uma vez por dia, são divulgadas ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas. O candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação (MEC) ressalta que o tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas