18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Musicalização nas escolas de Erechim

Projeto estimula o aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino

teste
36.jpg
365.jpg
25628.jpg
20161024_160008.jpg
caed123.jpg
Por Da redação - [email protected]
Foto Da redação

A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios faz parte do dia a dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.

Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a música possui em nossa sociedade, diversas escolas de Erechim têm incluído essa modalidade de arte no cotidiano dos trabalhos escolare. O objetivo foi melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda a expressão de arte na vida dos estudantes, além de atender as diretrizes da Lei Federal nº 11.769.

"Sabendo que no sistema municipal de educação, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos estudantes e é vista por eles como uma atividade prazerosa, nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado em 2016 através do 'Projeto de Música', que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de educação nas turmas de educação Infantil e ensino Fundamental I", informou a coordenadora pedagógica da Anelise Fátima Bianchi.

"Ressaltamos que esse projeto reforça outros trabalhos e ações que já estavam em andamento em nosso município, e têm demonstrado que a arte da música contribuem para a criação de relacionamento sociocultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a escola", informou a mesma fonte.

Anelise também acredita  que com a inserção deste projeto no dia a dia da escola e no cotidiano da comunidade escolar erechinense o espeço de tempo dos estudantes é ocupado de maneira prazerosa, contribuindo assim para a sua formação integral dos professores, que através deste projeto receberam material didático e formação de 40horas,  ministrada pelos autores do material. "Essa formação oportunizada aos professores proporcionou novas ideias para enriquecer os planejamentos e o trabalho em sala de aula", finalizou a representante da Secretaria de Educação de Erechim.

Conclusão

No material distribuído à imprensa também é destacado o resultado final do projeto no encerramento de 2016. "Concluimos que este material de musicalização ofertado aos estudantes e professores, bem como a formação dada aos docentes  serviram como subsídio e enriquecimento no processo de ensino-aprendizagem. Foi uma oportunidade de agregar conhecimento histórico-cultural, que não é uma atividade inata, mas sim uma atividade construída pelo homem, uma atividade social aprendida através das interações sociais, que o professor pode utilizar esse recurso como ferramenta para ensinar e também desenvolver nos Estudantes as capacidades de imaginação, de compreensão e do respeito às regras para uma melhor convivência social, promovendo a, disciplina o que facilitará o aprendizado escola".

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas