As mulheres na vida de Sansão
Sansão não foi o melhor dos juízes de Israel, mas provavelmente seja o mais conhecido. A história dele aparece nos mais diversos contextos, até no cinema e canções populares. Em nossas Bíblias, quatro dos 21 capítulos do livro de Juízes falam sobre a vida de Sansão. Apesar de sua relação inconstante com Deus, a história desse juiz ilustra o poder divino em utilizar até as falhas de homens fracos para realizar seus planos.
O relato da vida de Sansão (Juízes 13 a 16) é pontuado por seu envolvimento com mulheres. Considerando que ele foi ativo como líder em Israel por 20 anos, é impossível saber se os três casos citados representam a direção geral da sua vida ou momentos específicos de fraqueza. Pode ser que foi viciado em sexo, como alguns interpretam, ou pode ser que Sansão tropeçou em alguns momentos.
A primeira mulher mencionada foi uma filisteia da cidade de Timna. Contra a vontade dos pais, que queriam que ele respeitasse a lei dada aos israelitas, Sansão insistiu em se casar com ela. Logo na festa do casamento, a mulher traiu a confiança desse homem forte, e o conflito entre Sansão e os filisteus resultou na morte de dezenas ou talvez centenas de pessoas, inclusive da própria mulher.
O segundo caso, provavelmente alguns anos depois, foi de algumas horas que Sansão passou com uma prostituta em Gaza. Com o aumento das hostilidades entre Sansão e os filisteus, os gazitas cercaram a casa onde ele estava com a intenção de matá-lo. Esse homem, com a força incrível que Deus lhe deu, arrancou os portões da cidade e escapou dos filisteus.
A terceira mulher na história de Sansão é a mais conhecida, Dalila. A Bíblia não diz se ela era filisteia, israelita ou de outra nação. Os líderes dos filisteus ofereceram uma fortuna para Dalila se ela descobrisse o segredo da força de Sansão para que pudessem dominá-lo. Ela chorou e insistiu até que finalmente Sansão cedeu. Parece que nem ele acreditou que perderia a força se rapassem sua cabeça. Prenderam Sansão e vazaram seus olhos. Ele se tornou objeto de zombaria para seus inimigos. Deus ainda deu força para Sansão e permitiu mais uma vitória, um ato que custou a vida desse homem e causou a morte de milhares de filisteus.
Deus pode até usar as fraquezas humanas para seus propósitos. Nós, porém, devemos aprender dos erros de Sansão e controlar nossos desejos. A ironia de um homem forte e, ao mesmo tempo fraco, deve servir de lição para nós!