21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Marcos Leite

Quaresma

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Este ano resolvi por em prática o que muitas pessoas já fizeram: jejum. Por quarenta dias vou abdicar do consumo de carne e de bebidas alcoólicas. Não farei com o viés religioso. Trata-se apenas de uma experiência que darei ao meu corpo. Nesses quarenta dias, anotarei todas as manifestações, melhorias e pioras que irão acontecer.

Sem carne

Em minha dieta deixarei de consumir carnes de todo o tipo, com exceção dos peixes. Por um tempo ficarei sem os embutidos. Nada de chouriças, fiambres, salames, copas entre outras delícias coloniais. Aquele presuntinho português, muito apreciado por aqui, vai ter de esperar. Quando bater aquela vontade, vou preparar um bom bacalhau, abundante por essas terras. O grande problema é que um bom peixe sempre pede um bom vinho.

Sem álcool

E como o meu jejum inclui (em verdade exclui) o álcool, nada de vinhos até a Páscoa. Ainda ontem olhei para a janela da cozinha. Lá estava meia garrafa de um francês. Côtes do Rohne. Parece chique, mas não é. Os vinhos portugues são bem melhores. Cervejas? Também não pode. Nada de stouts, red ales, lagers e ipas. O vinho do porto vai ter de envelhecer um pouco mais nas garrafas. Em minha existência, será a segunda vez que ficarei sem beber álcool por tanto tempo. A outra vez foi há vinte cinco anos. Naquela oportunidade tive uma grande melhora na concentração e na retenção de aprendizado. Dessa vez quero saber se minha memória vai melhorar. Se o álcool atrapalha o sono, logo prejudica a retenção de memória. Vamos ver. Mas só por quarenta dias.

Efeitos

Em suma, vou anotar tudo de bom e de ruim que irá me acontecer nesse período. Se estarei mais nervoso, mais atento, mais estressado ou mais calmo. Pretendo contar tudo aqui nesta coluna, especialmente as experiências mais divertidas. Vou aproveitar para fazer economia. Por aqui o preço do ovo não sofreu os mesmos aumentos do Brasil. Talvez me torne um especialista em omeletes. Quem diria que um simples ovo frito fosse se tornar um artigo de luxo? O Brasil, que já sofre com o abigeato, agora vai ter de conviver com os ladrões de galinha.

Expectativas

Mas de todos os resultados que virão, o que mais tenho expectativa neste experimento será no campo do sono. Ainda que não sofra de insônia, quero descobrir se a ingestão de álcool e carnes causa alguma influência em minha vida nos sonhos. Pretendo anotar e quem sabe descobrir se é possível tirar proveito da vida enquanto dormimos. Embarco nessa experiência com 81 quilos, nove acima do peso ideal. Espero perder peso, mas mais do que isso, quero perceber o que se passa em meu corpo durante este processo. Por enquanto, só percebi uma coisa. Comecei o jejum e me deu logo uma dor ciática. Das brabas. Deve ser para testar o meu humor. Só pode!

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Gêmeos
21/05 até 20/06
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade