21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Neivo Zago

Neivo Zago

O Carnaval e suas contradições

Por Neivo Zago

O carnaval é o período conhecido como a última folga de uma série de feriados, a contar do Natal, final de ano, Ano Novo e férias. Somente após essa festa de orgias, excentricidades de milhares e milhares é que se costuma dizer: “começa agora o ano de trabalhos e de estudos propriamente ditos”. E o trem moroso, Brasil, um tanto enferrujado e corrupto, capitaneado pelo Conduzido e o STF retoma a marcha para seguir a viagem sem rumos definidos.

Retomei este texto, de outro escrito no passado, dando-lhe uma cara nova, sobre a festa mais popular do Brasil que inicia na sexta-feira à noite, se estende pelo sábado, domingo, segunda, terça, culminando na madrugada de Quarta-Feira de Cinzas, sem levar em conta a Quaresma e de certos Carnavais Fora de Época que virão no estilo, “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Aliás, fora de época e do contexto, sem preocupação com os rumos do país são muitos brasileiros conforme a opinião a seguir do então saudoso,

“Jamais vou entender este fenômeno chamado carnaval. Um povo sofrido, roubado, explorado, muitas vezes sem ter nem o que comer e sem perspectiva de vida, de uma hora para outra, explode numa alegria sem motivo, sem limites, sem pudor. Homens que até sexta-feira trabalhavam de terno e gravata, no sábado, vão para as ruas, maquiados, vestidos de mulher, com sutiãs por cima de peitos peludos, braços e pernas cabeludas, numa imitação grotesca e sem sentido, do sexo feminino. Mulheres que se matam em trabalhos muitas vezes degradantes e mal remunerados; mulheres que sofrem nas filas de hospitais e creches aparecem na passarela, cobertas de brilho e rebolando, como se não houvesse o amanhã”.

E assim continua a narrativa, do referido jornalista: “Os canalhas no poder, adoram esta orgia sem sentido, porque pelo menos por alguns dias o povo está olhando para o outro lado, enquanto eles continuam sugando cada gota de sangue e cada centavo que puderem roubar. As ruas estão tomadas de foliões urrando de alegria e eu me pergunto: Você está alegre por quê? Sua vida melhorou de ontem para hoje? Seu salário aumentou? Seu filho entrou numa boa escola? Se você cair de um trio elétrico quebrar a cabeça ou se acidentar, vão te levar para um bom hospital? Você terá água em casa para tomar banho quando voltar da gandaia? A sua família se sente segura dentro de casa, nas ruas e avenidas? Então me explica: Tá rindo de quê? Será que não é só o efeito de alguma coisa ingerida? Você ir para a rua com esta mesma vontade, para protestar contra essa roubalheira absurda, que está destruindo a você e o nosso país? Você tem coragem postar essa indignação e tem consciência política para manifestar essa indignação nas urnas? Por essas e outras que os governantes adoram o carnaval e eu jamais vou entender porque nosso povo é tão alienado mental e de fácil manipulação”. Grandes verdades!”.   

Por sua vez, em outra direção e na contramão, opinava o eminente e saudoso Dom Elder Câmara asseverando: “Carnaval é alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se os excessos aqui e ali cometidos por foliões ou farisaísmos e falta de caridade por parte de quem se julga melhor ou mais santo por não brincar o carnaval. Brinque meu povo querido, minha gente queridíssima; é verdade, que 4ª feira a luta recomeça, mas ao menos se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida”.

Além destas duas opiniões antagônicas você e eu poderíamos acrescentar outras tantas. Podemos radicalizar optando por uma, em detrimento da outra; ou, comedida e inteligentemente pensando, compartilharmos das duas opiniões. Se me fosse dado a escolher, ficariam com a opinião do A. Jabor.

P.S.: Sei que já passou, mas bem que os incompetentes atletas do Grêmio e do Juventude poderiam participar de uma aulinha prática sobre: “como bater pênaltis” com competência e maestria, aqui no Colosso da Lagoa: Ypiranga, cinco cobranças de cartilha! Agora, o nosso Canarinho, depois da vitória em Ijuí, está com as “perninhas e asinhas”, na taça. QUASE Campeão?  

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Aquário
21/01 até 19/02
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade