21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

Não Poderão Resistir

Por Dennis Allan

O livro de Josué registra a história do povo de Israel na conquista da terra de Canaã sob a liderança de Josué, um servo fiel ao Senhor. Quando Deus designou este homem para conduzir a nação privilegiada, ele disse: “Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida” (Josué 1:5). Ele prometeu para Josué e os israelitas vitórias sobre os moradores da terra, povos condenados por sua rebeldia contra Deus. Deus revelou as condições para essas conquistas: “Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar” (Josué 1:7). De fato, Deus estava com Josué e a nação de Israel, lhes entregando adversário após adversário.

Israel fracassou, porém, na segunda batalha. Depois de uma grande vitória sobre a cidade forte de Jericó, os israelitas fugiram diante dos defensores da pequena cidade de Ai. Josué ficou perplexo com a derrota e pediu que Deus explicasse. O Senhor foi claro: “Levante-se, santifique o povo e diga: ‘Santifiquem-se para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: “Há coisas condenadas no meio de vocês, ó Israel. Vocês não poderão resistir aos seus inimigos enquanto não eliminarem do meio de vocês as coisas condenadas”’” (Josué 7:13).

Os adversários não conseguiriam resistir aos israelitas se estes fossem fiéis. Mas se Israel permitisse coisas condenadas no seu meio, não teria êxito nas suas batalhas. São dois lados da mesma moeda.

Nossas batalhas são outras, mas o princípio frisado nesses textos de Josué se aplica. Deus deseja nossa vitória sobre o pecado, sobre todas as tentações que enfrentamos. Paulo avisou sobre o perigo de confiança excessiva diante das tentações e prometeu que Deus sempre deixa uma saída para não cair no pecado (1 Coríntios 10:12-13). Naquele contexto, ele mandou fugir da idolatria, pois quem persiste em práticas condenadas não teria comunhão com Cristo.

O apóstolo João falou dos dois lados dessa moeda e da ajuda divina para vencer o pecado: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:6-7).

Quer ser vitorioso? Elimine da sua vida as coisas condenadas!

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Leão
22/07 até 22/08
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade