0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Confiança dos empresários do comércio gaúcho fecha o ano em campo pessimista, indica Fecomércio-RS

Arquivo BD
Por Fecomércio-RS

Com recuo de 24,2%, a confiança dos empresários do comércio gaúcho fechou o último mês de 2015 em patamar pessimista. Aos 77,8 pontos em dezembro, o resultado indica a permanência da conjuntura de confiança deteriorada e em queda generalizada. Os dados são da pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS), divulgada pela Fecomércio-RS nesta terça-feira (05).

O pessimismo dos empresários do comércio do Rio Grande do Sul é influenciado principalmente pela situação atual da economia brasileira. São diversos os fatores que contribuem para isso, entre elas a alta da inflação e das taxas de juros, atividade econômica em ritmo de queda, resultados negativos das contas públicas e forte depreciação cambial. Além disso, a instabilidade política também pesa no resultado do indicador.

Apesar do quadro atual, as expectativas em relação ao futuro persistem no campo otimista, ainda que em níveis mais baixos do que os verificados em anos anteriores. “O que sustenta esse otimismo são as expectativas dos empresários para suas próprias empresas e, em menor nível, para o comércio como um todo”, salienta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas