A população estimada de Erechim para 2025 é de 109.609 habitantes, conforme as projeções mais recentes do IBGE divulgadas em agosto. O número representa um leve crescimento em relação à estimativa de 2024 (109.497) e ao Censo de 2022 (105.705). Hoje, segundo dados de novembro, o município soma cerca de 22 mil CNPJs ativos — sendo 10 mil MEIs e 12 mil micros, pequenas, médias e grandes empresas. A maior concentração está nos setores de serviços, comércio e indústria, de acordo com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS-RS).
Na prática, Erechim possui uma empresa para cada 4,98 habitantes e abriga 42.133 trabalhadores formais, com carteira assinada.
“São as pessoas que vivem aqui que fazem Erechim ser uma cidade diferente”
Para o prefeito Paulo Polis, os números revelam mais do que desempenho econômico: contam uma história de gente empreendedora. “Este é um número a ser comemorado por todos nós, porque mostra a força de tração de Erechim, o nosso diferencial, que está estruturado no talento, esforço, dedicação e trabalho da população; na diversidade étnica e cultural; na multiplicidade das empresas, que encontram nos poderes públicos a parceria e o comprometimento necessários para viabilizar os seus projetos. São as pessoas que vivem aqui que fazem Erechim ser uma cidade diferente, boa para trabalhar e viver”, afirma o prefeito, em meio aos intensos dias de serviço após o temporal de granizo que atingiu o município em 23 de novembro.
Força da iniciativa privada
Polis observa que a vitalidade da iniciativa privada, aliada ao trabalho dos serviços públicos, impulsiona a qualidade de vida dos moradores, estimula o empreendedorismo e torna a cidade cada vez mais atrativa para novos investimentos. É dessa combinação que nascem oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento.
Ações de incentivo
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destaca que a prefeitura vem ampliando o suporte ao ambiente empresarial. Entre as ações estão cursos de capacitação para profissionais e empresas, feirões de emprego, missões empresariais, acesso a recursos e a expansão do parque fabril — que contempla negócios de todos os portes. Segundo ele, cada iniciativa reforça o objetivo de criar um ecossistema favorável para quem deseja empreender em Erechim.
-----------