21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Oficina debate a Política Nacional da Cultura Viva em Erechim

Encontro será realizado na Câmara de Vereadores e propõe diálogo entre gestores públicos, Pontos de Cultura e comunidade sobre o fortalecimento da cultura viva comunitária na região

teste
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim.jpg
Por Comunicação PME
Foto Divulgação

Erechim será palco de uma importante atividade voltada ao fortalecimento das políticas culturais comunitárias. Na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro de 2025, será realizada a Oficina “Política Nacional da Cultura Viva – com o Pontão RS: Ponto a ponto tecendo as culturas gaúchas”, na Câmara Municipal de Vereadores.

 A programação será dividida em dois momentos: às 16h, o encontro será voltado a servidores públicos de Erechim e região, e, às 19h, destinado a Pontos de Cultura e demais interessados.

 A atividade será ministrada por Carmen Oliveira, psicóloga e coordenadora do Pontão RS de Formação, conhecida no meio cultural como Mãe Carmen. Ela é responsável pela execução do projeto “Ponto a Ponto – Tecendo as Culturas Gaúchas”, desenvolvido pela ASSOBECATY, iniciativa contemplada no Edital nº 09/2023 – Cultura Viva: Fomento a Pontões de Cultura, do Ministério da Cultura.

 Segundo Carmen, o projeto tem como propósito promover a troca de saberes culturais e articular redes em diversas regiões do Rio Grande do Sul, por meio de ações de formação, mapeamento, diagnóstico e disseminação de informações sobre a cultura viva comunitária.

 Durante a oficina, também será debatida a organização do Fórum Municipal Cultura Viva de Erechim e região, espaço que busca estimular o diálogo entre Pontos de Cultura, agentes culturais, gestores públicos e comunidade, fortalecendo as políticas culturais de base comunitária no município.

 O encontro tem como objetivos:

  • Apresentar a Política Nacional da Cultura Viva, destacando a importância de expandir a cultura viva em todo o território brasileiro;
  • Ouvir as demandas e experiências dos fazedores e fazedoras de cultura de Erechim e região;
  • Construir caminhos conjuntos para consolidar a Rede Cultura Viva local e preparar a participação dos agentes culturais no Fórum Estadual.

 

A oficina integra o calendário de mobilização do Pontão RS de Formação e conta com o apoio da rede cultural de Erechim e região, reforçando o compromisso com a valorização da cultura viva e participativa.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;