11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Economia

Vendas do Réveillon tiveram crescimento de 1% nos supermercados

teste
95% dos espumantes vendidos em dezembro foram produzidos na Serra gaúcha
Por Redação Jornal Bom Dia

 O cenário de instabilidade político-econômica que marca o encerramento de 2015 não diminuiu o ímpeto dos gaúchos nas comemorações de final de ano. Depois de registrarem um crescimento nominal de 1,5% nas vendas de Natal, os supermercados do Estado cresceram 1% nas vendas de Ano-Novo, em valores não deflacionados, na comparação com a data no ano passado. Dentro do esperado, o resultado foi puxado pela maior ocorrência de festas em conjunto, que reuniram familiares e amigos na virada do dia 31 de dezembro e permitiram uma divisão das compras entre os participantes. O balanço é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. 

Segundo o supermercadista, pela primeira vez a lentilha superou o espumante como o produto considerado indispensável pelos consumidores em sua ceia de Réveillon. "Percebemos uma preocupação dos consumidores com a qualidade da ceia, enquanto em anos anteriores a quantidade era indispensável. Mas o consumidor não abriu mão de pesquisas preços e eventualmente migrar de marcas", pontua Longo. A baixa procura por filtrados, em preferência a espumantes de maior qualidade, são um exemplo desta busca por uma festa mais qualificada. Segundo Longo, 95% dos espumantes vendidos pelos supermercados do Estado em dezembro foram produzidos na Serra Gaúcha.

Com os cortes bovinos mais caros, a tradicional carne suína foi uma das sensações deste Réveillon, com um crescimento de 15% na comparação com o fim de ano anterior. Outro prato típico muito procurado foi a lentilha, com incremento de 6% nas vendas.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas