21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Eleita nova diretoria da Associação de Amigos do Instituto Estadual do Livro

Academia Erechinense de Letras está representada com dois nomes: Salus Loch na presidência e Rodrigo Finardi como vice-secretário geral

teste
A posse da nova direção ocorreu na noite de quarta-feira, 25, na sede do Instituto Estadual do Livro
Por Assessoria
Foto Divulgação

A nova diretoria da Associação de Amigos do Instituto Estadual do Livro (Ligia Averbuck) foi eleita por aclamação durante assembleia geral extraordinária realizada na noite de quarta-feira, 25, na sede do Instituto Estadual do Livro, em Porto Alegre.

A presidência para o período 2025-2027 será ocupada pelo jornalista e escritor Salus Loch, coordenador da Casa da Memória Unimed Federação/RS. A nova diretoria conta ainda com: vice-presidente, Armando Burd; secretária-geral, Cristiane Von Appen; tesoureiro, Aristeu dos Santos; vice-secretário, Rodrigo Finardi; e vice-tesoureira, Maria Lúcia Campos Tavares.  

No Conselho Fiscal, foram eleitos: Rodrigo Lima, Jaime Luiz Becker e Aldemar Chagas (titulares); e Isabel Cunha de Paula, Amanda Boa Nova dos Santos e Lucas Paiva (suplentes).

A reunião foi aberta pelo diretor do IEL, Silvio Bento, que apresentou algumas das atividades da entidade, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura. Em sua fala, o novo presidente, Salus Loch, agradeceu a confiança dos membros da diretoria e associados presentes e anunciou a primeira medida de sua gestão: a criação de uma Comissão de Curadoria. O objetivo da comissão será contribuir com sugestões para o desenvolvimento de projetos e iniciativas da Associação. Entre os membros estão nomes como Rafael Ban Jacobsen, Wremyr Scliar, Juremir Machado da Silva, Claudia Tajes, Luiz Gonzaga e Marco Aurélio Biermann Pinto. Ainda foram anunciados novos associados, como Fernanda Verissimo e Cida Harok, que fortalecerão as atividades da entidade.

Sobre a Associação Ligia Averbuck e o Instituto Estadual do Livro 

A Associação Lígia Averbuck, fundada em 21 de novembro de 1987, presta apoio às atividades do Instituto Estadual do Livro (IEL). Sem fins lucrativos e baseada no trabalho voluntário, homenageia Ligia Averbuck, que teve papel fundamental no desenvolvimento do IEL durante seus dois mandatos (1972-1980).

O Instituto Estadual do Livro (IEL), criado em 29 de janeiro de 1954, firmou-se ao longo de sua trajetória na revelação de talentos e na preservação da memória literária e cultural gaúcha, por meio de projetos como o Autor Presente, Desafio Literário, Prêmio Minuano de Literatura, entre outros.

"As Associações de Amigos, como a Ligia Averbuck, desempenham papel essencial de suporte às instituições culturais, ampliando suas iniciativas e fortalecendo a conexão com a sociedade. Esse é o compromisso que nos move", finalizou Loch.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;