Casa cheia e representativa para posse da nova diretoria da Academia Erechinense de Letras, reforça a importância da entidade no universo cultural de Erechim. Com apenas 10 anos de atuação, e uma gama infinita de realizações, A AEL se solidifica como uma mola propulsora de preservação de nossa história, na busca incansavelmente na promoção da escrita e da leitura.
A RE Casa de Eventos lotou, com acadêmicos, familiares, convidados e autoridades, para a posse da nova direção que comandará a AEL no biênio 2025/2027, na noite da quarta-feira, 12.
Diretoria
Presidente: Zeni Teresinha Bearzi
Vice-presidente: Maria Luiza Servelin
Secretário geral: Rodrigo Finardi
Secretária executiva: Helena Confortin
Tesoureiro: Claudionor José Mores
Diretor de patrimônio: Luiz Ademir Da Rosa
Conselho fiscal: Rodrigo Alves Pereira; Gleison Juliano Wojciekowski; Alcides Mandelli Stumpf.
Assessoria jurídica: Monalise Cristina Studzenski Wojciekowski; Marielise Ferreira; Marco Aurélio Pedot.
Comissão de sindicância e crítica: José Adelar Ody; Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa; Marizélia Maróstica De Oliveira.
Comissão editorial, de literatura e história: Maria Vanda Krepinski Groch; Neivo Zago; Neusa Cidade Garcez.
Comissão de relações públicas: Marco Aurélio Pedot; Cleusa Maria Nehring Cappellesso; Ana Maria Mikulski.
Comissão de cultura: Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa; Joemir Maria Camargo Rosset; Arnaldo Savegnago.
Motivação, parceria, dedicação e trabalho
Em seu discurso de transmissão de cargo, a ex-presidente Helena Confortin agradeceu a diretoria que a acompanhou nos últimos dois anos: “sou grata por ter podido contar com colegas competentes e dedicados. Motivação, parceria, dedicação, e trabalho em grupo foi o que nos levou a atingir nossos objetivos”, e passou a elencar as realizações da AEL nos últimos dois anos, uma lista extensa em prol da cultura local.
“Marcamos e muito, a cultura e a história de Erechim”
“Podemos dizer que a nossa AEL é uma entidade conhecida e reconhecida graças a um trabalho conjunto e sério. Marcamos e muito, a cultura e a história de Erechim e da região. Estamos escrevendo um novo capítulo na nossa história, descobrimos novas possibilidades de participar da vida cultural da cidade e viver a vida em vários outros aspectos”, discorreu Helena Confortin.
“Temos pessoas capazes e comprometidas. É só fazer”
Ainda em seu discurso, a presidente que deixou o cargo, mas não sua participação ativa na AEL, agradeceu os parceiros de todas as horas como o SESC, a Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa, a Accie, o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), e a URI Erechim. Fez a alusão a nova presidente de assume, Zeni Bearzi: “você é uma grande líder e sabe formar grupos e motivar para o trabalho. Sei que será um trabalho diferenciado”, finalizou Helena.
O início da Academia
A presidente que assumiu o cargo de presidente, Zeni Bearzi, relembrou que há 10 anos, a AEL foi fundada, num trabalho incansável de Alba Albarello que se dedicou ao máximo, buscando nomes de pessoas com expressão na área literária para compor a entidade: “Lembro-me bem do dia da primeira reunião. Foi na residência da Alba, quando ela nos recebeu muito à vontade, e isto está registrado por mim, em fotos, ela inclusive de “pantufa”. E finalmente chegou o grande dia da solenidade de fundação, na Câmara de Vereadores”, relatou.
“A AEL é uma guardiã das palavras, das histórias e das tradições”
Para Zeni, a Academia de Letras é muito mais do que uma instituição literária: “é um farol que ilumina o caminho da cultura, da educação e da expressão artística. Ela é a guardiã das palavras, das histórias e das tradições que formam a identidade de um povo. Por meio do seu trabalho, a Academia preserva o passado, celebra o presente e abre portas para o futuro. A cultura de uma comunidade é a sua identidade — suas histórias, tradições, valores e sonhos. As Academias de Letras são as guardiãs dessa identidade. Elas proporcionam um espaço onde indivíduos, podem explorar a palavra escrita, descobrir novas ideias e se conectar com a sabedoria do passado”, salientou a presidente Zeni.
Doação de livros no Dia do Bibliotecário
A primeira ação de Zeni Bearzi como presidente da AEL, durante a solenidade, e por 12 de março ser o Dia do Bibliotecário, fez a doação de uma caixa de livros infantis para a professora Clara Zahner, que trabalha na biblioteca da Escola Helvética Magnabosco.
Trajetória de vida
A ex-presidente da AEL, Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, se pronunciou em nome dos acadêmicos, para agradecer ao trabalho desempenhando por Helena Confortin. Relatou de forma emocionada passagens da vida de Helena, de Marau para Erechim, quando era muito jovem, e os degraus que foi galgando e sua trajetória vitoriosa.
“Na setorial que faz parte, AEL é a mais organizada do Conselho”
Margarete Oldoni, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, em seu pronunciamento, elencou a importância da Academia de Erechinense de Letras, e a robustez de suas ações: “na setorial que faz parte, a AEL é a mais organizada do Conselho”, disse Margarete.
“O Legislativo está de portas abertas para a Academia”
Carlos Zanini, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, representou o Legislativo na solenidade. O vereador é autor do projeto que instituiu o Certificado Cultural Literário Professora Alba Albarello, a fim de reconhecer o trabalho de quem se destaca e deixa sua marca nesta área: “O Legislativo está de portas abertas para a Academia Erechinense de Letras. Não posso falar pelos outros vereadores, mas o meu gabinete irá indicar valores de emendas para a AEL. E tenho certeza que outros vereadores também podem contribuir”.
Relevância para a cultura local
Representando o Executivo erechinense, o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, enalteceu o trabalho da AEL e sua relevância para a cultura local e divulgou algumas ações e conquistas dos últimos anos: “estamos encaminhando projeto para a Câmara de Vereadores onde estaremos entregando um vale de R$ 30 para os alunos da rede municipal adquirem livros na Feira do Livro. E recebemos a notícia que o município está recebendo uma área central (parte de onde era a Autolândia), onde será um espaço cultural, e por que não o local para a Academia ter a sua sede”.
Autoridades presentes
Diversas autoridades prestigiaram o evento de posse da nova diretoria da AEL: Wallace Augusto Soares, secretário municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa; Carlos Antonio Zanini, vereador e vice-presidente do Legislativo; Fabrício José Brustolin, secretário municipal adjunto de Educação; Juliane Bonez – Coordenadora da 15ª CRE; Margarete Oldoni, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais; Pâmela Costa, Secretária Geral da OAB regional; Sandra Mariga Bordini, diretora do SESC Erechim; Marlei Klein, presidente do Conselho Administrativo do C.C. 25 de Julho; Sirlei Carlesso, presidente da Orquestra de Concertos de Erechim; Gertrudes Reolon Castilhos, Agente Consular Honorária da Itália em Erechim, entre outros.