21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Senai Erechim: 50 anos dedicados à formação profissional industrial

Trajetória é lembrada com programação especial, coquetel, e presença do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, diretora-geral do SESI/SENAI IEL-RS, Susana Maria Kakuta, prefeito de Erechim, Paulo Polis, e palestra do empresário industrial, Clovis Tramontina

teste
Placa em comemoração aos 50 anos
Palestra de Clóvis Tramontina
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Dudu Leal

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Erechim – Centro de Educação Profissional Senai José Oscar Salazar completa 50 anos de atuação no município, com estrutura moderna, acessível, e capaz de atender 3 mil alunos em diversas áreas e conforme a demanda da indústria da região. Para celebrar esta data, o Sistema FIERGS realizou uma programação especial, nesta terça-feira (11), com a presença do presidente, Claudio Bier, diretora-geral do SESI/SENAI IEL-RS, Susana Maria Kakuta, prefeito de Erechim, Paulo Polis, e palestra do empresário industrial, Clovis Tramontina, que autografou o seu livro “Clovis Tramontina: Paixão, Força e Coragem”.

Profissionais e indústria competitiva

Segundo a gerente de Operações do Senai, Valquíria Grazziotin, a importância do Senai Erechim é muito grande para a indústria, que precisa de pessoas qualificadas. “O nosso propósito é transformar vidas para uma indústria mais competitiva. Preparar as pessoas para que cheguem na indústria com as qualificações necessárias para desenvolver a sua atividade na produção. Nós atuamos em vários níveis de educação, aprendizagem básica, aperfeiçoamento e cursos técnicos. E, também, com a realização de cursos customizados, conforme as demandas que vêm da indústria”, observa a gerente.  

Ela acrescenta que o SENAI Erechim tem importante trajetória, de 50 anos, e que muitas pessoas passaram pelo centro e, hoje, estão trabalhando neste setor. “Os 50 anos do SENAI Erechim são marcados por muita dedicação e o nosso objetivo sempre foi atender às demandas das indústrias”, ressalta ela.

Presidente do Sistema FIERGS

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, disse que Erechim é uma das cidades mais industrializadas do Estado, porque há 50 anos teve uma escola do Senai, que começou a formar profissionais para a indústria. “E tendo mão de obra a indústria vai atrás. E cada indústria traz outra, vai saindo empreendedores das próprias empresas, que vão abrindo outras pequenas empresas, que vão se tornando grandes. Esta é uma das razões que Erechim é industrializada, uma bela cidade que tem um SENAI há 50 anos”, ressalta ele.

Diretora-geral SESI/SENAI IEL-RS

A diretora-geral do SESI/SENAI IEL-RS, Susana Maria Kakuta, disse que o Senai de Erechim é referência e chega aos 50 anos. “É uma escola que entrega profissionais de ponta, com um grupo de professores, monitores, sintonizados com o que precisa no mercado, em termos de formação profissional. Esta escola é muito importante, porque está muito customizada com a região, tem em torno de 3.500 matrículas, isto não é pouca coisa e é de uma relevância total para a economia do Estado”, afirma Susana.

Conforme Susana, a unidade de Erechim junto com a de Panambi, Horizontina, Passo Fundo, entrega tecnologia muito avançada. “Especialmente, para alguns setores, como, por exemplo, metal mecânico, eletroeletrônico, que são setores chaves na economia”, ressalta a diretora Susana.

Prefeitura de Erechim

“Uma aliança que dura 50 anos, com o município, precisa ser valorizada. Em nenhum outro momento da história se precisou tanto de ensino profissionalizante, técnico, profissional, como este que faz o SENAI”, observa o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

O prefeito afirma que o SENAI tem uma parceria boa com as empresas e a prefeitura, e faz chegar serviços, na ponta, para aqueles que, realmente, mais precisam. “Foram muitos cursos com o SENAI, neste período que estou na prefeitura, acho que são mais de 30, 40 turmas de várias e diversas modalidades”, destaca o prefeito.

Polis ressalta que o SENAI é muito mais do que educação profissional, porque atende as demandas das indústrias e chega onde precisa, com muita eficiência.

Estrutura do Senai José Oscar Salazar

O Senai José Oscar Salazar é um complexo educacional voltado para formação e capacitação profissional e atua em diversas áreas, conforme a demanda da indústria da região, com equipamentos modernos e acessibilidade para pessoas com deficiência.

São oito salas de aula com 30 alunos cada, um auditório para 230 pessoas, sala de reuniões, biblioteca, dois laboratórios de informática completos e 14 para práticas. Entre eles, os laboratórios de automação industrial, de desenho técnico CAD, de hidráulica e pneumática, de eletricidade predial, de eletricidade industrial, de eletrônica, de robótica e oficina mecânica completa, no qual pode-se trabalhar usinagem convencional com fresagem, tornearia e retífica, ajustagem, preparação e manutenção mecânica. Além disso, dispõe também de dois laboratórios de soldagem.

O Senai Erechim conta com cursos de aprendizagem, qualificação, iniciação e aperfeiçoamento profissional nas áreas Metalmecânica, Eletroeletrônica, Soldagem, Automação e Logística. Possui também cursos técnicos presenciais e semipresenciais nas áreas de Eletromecânica, Automação Industrial e Eletrotécnica. Ainda oferece assessoria técnica e tecnológica e serviços técnicos operacionais em todas as áreas para as indústrias. Atende mais de 40 municípios da região. Mesmo tendo iniciado as atividades em março de 1975, o Senai de Erechim foi reinaugurado em abril de 2014 em uma nova sede.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas