O Grupo Folclórico Polonês está com inscrições abertas para novos integrantes, o JUPEM tem o intuito depreservar e divulgar a cultura na região, convida pessoas de todas as etnias e idades para fazer parte de suas atividades, seja no elenco infantil, mirim, juvenil ou adulto.
Inscrições abertas para diversos grupos
As inscrições estão sendo realizadas na sede do JUPEM, localizada na Rua Henrique Schwering, nº 143, centro de Erechim, em frente à Igreja São Pedro, ao lado do Clube Rui Barbosa. O atendimento ocorre de forma intensiva, com horários na segunda-feira (10), das 18h às 20h, e na quarta-feira (12), das 18h às 20h30.
Para participar, não é necessário ser da etnia polonesa, pois o grupo conta com integrantes de diversas origens. Outra vantagem é que os trajes utilizados nas apresentações são fornecidos pelo próprio grupo, sem custos adicionais para os membros.
Grupos para todas as idades
As modalidades vão de crianças a partir de três anos, que iniciam sua trajetória no grupo infantil, a partir dos oito anos, as crianças podem ingressar no grupo mirim, seguindo para o juvenil e o elenco adulto conforme a evolução no grupo. Além disso, uma novidade para este ano é a criação de um grupo de casais, que visa atender à grande procura de casais que desejam dançar juntos, sejam antigos ou novos membros do JUPEM.
Novos projetos e conquistas
O JUPEM possui 56 anos de trajetória, que já se destacou em diversas apresentações e eventos culturais, e tem grandes projetos para este ano. Em novembro deste ano, o grupo receberá um elenco da Polônia para uma apresentação especial em Erechim. O grupo folclórico também contará com a visita de um coreógrafo polonês, que chegará no final de setembro para aprimorar as técnicas de dança com os integrantes, além de trabalhar com os instrutores.
Além disso, o grupo segue empenhado em buscar recursos financeiros para viabilizar a participação em eventos externos, principalmente locais de longa distância. Para isso, o JUPEM tem contado com o apoio de empresas locais e incentivos pela Lei Rouanet, sempre com o objetivo de garantir a continuidade e expansão de suas atividades culturais.
Preservando a cultura polonesa
Em entrevista, Rosemari Bielski, vice-presidente doJUPEM, falou a importância de prerservar a cultura polonesa em Erechim e região. "O JUPEM é uma forma de manter viva a cultura polonesa dentro da nossa comunidade. Estamos sempre buscando formas de aprimorar nosso trabalho e expandir nossas atividades para que mais pessoas possam se envolver e conhecer a riqueza dessa tradição", afirma ela.
O grupo também está produzindo um documentário sobre sua história e atividades, que ainda está em fase de produção, previsto para lançamento futuro.
Como participar
Para mais informações sobre as inscrições, bem como sobre o trabalho do JUPEM, o público pode acessar os canais de comunicação do grupo no Facebook (Grupo JUPEM), Instagram (@grupojupem), YouTube(youtube.com/GrupoJUPEM).
O grupo convida a todos a conhecerem suas atividades e a se engajarem na preservação da cultura polonesa, um patrimônio que se mantém vivo através do trabalho e dedicação de seus integrantes e simpatizantes.