Muitas pessoas ainda tem dúvidas e, até mesmo, um certo receio ao usar lentes de contato em ambientes de praia e piscina por conta de possíveis infecções.
Porém, especialistas, como o médico oftalmologista Vinícius Vielmo, ressalta que é perfeitamente possível usar lentes de contato nesses locais e aproveitar o verão, mas claro, sempre tomando os devidos cuidados.
Cuidados importantes
- Evite o contato direto com a água: A água do mar ou da piscina pode conter bactérias e micro-organismos prejudiciais aos olhos, como a Acanthamoeba, que pode causar infecções graves. Sempre evite que suas lentes entrem em contato direto com a água;
- Use óculos de natação, se necessário: se você planeja nadar, prefira usar óculos de natação, que protegem tanto as lentes quanto seus olhos, evitando o contato com a água;
- Escolha lentes diárias descartáveis: lentes descartáveis são ideais para ambientes como a praia. Após o uso, você pode descartá-las, minimizando o risco de contaminação;
- Leve solução para lentes e um estojo: caso precise retirar as lentes, tenha uma solução adequada para limpá-las e armazená-las corretamente;
- Use óculos de sol: óculos de sol não apenas protegem os olhos dos raios UV, mas também ajudam a prevenir irritações causadas pelo vento, areia e outros detritos presentes na praia;
- Evite coçar os olhos: coçar os olhos pode levar a lesões na córnea e aumentar o risco de contaminação com areia ou sujeira, o que pode causar infecções oculares.
Riscos do contato direto da água com a lente
Se a água da piscina ou do mar entrar em contato com suas lentes, há riscos sérios, como infecções oculares e irritações. Vielmo explica que “a água pode conter micro-organismos prejudiciais, como a Acanthamoeba, e partículas que podem se depositar nas lentes, causando desconforto e até mesmo deslocamento das lentes”. Caso isso ocorra, remova as lentes imediatamente, lave as mãos e descarte as lentes diárias. Se forem lentes reutilizáveis, limpe-as com a solução apropriada.
Além disso, o cloro e o sal podem irritar os olhos e ressecar as lentes. Há também o risco delas se deslocarem ou acumularem sujeira, prejudicando a visão.
Normalmente, para estes ambientes são indicadas as lentes descartáveis, caso não seja possível, use sempre óculos de natação, ou até mesmo, evite usar lentes de contato durante esses momentos.
Uso dos óculos de sol
E fundamental usar óculos de sol para proteger seus olhos, mesmo ao usar lentes de contato na praia. Os óculos de sol protegem contra os raios UV, além de servir como barreira contra a areia e o vento. A proteção UV é essencial para evitar danos aos olhos e também ajuda a reduzir o desconforto visual. “Uma opção inovadora são as lentes de contato fotocromáticas, que escurecem automaticamente ao serem expostas à luz UV, proporcionando maior conforto ao ar livre”, pontua Vielmo. No entanto, elas não substituem os óculos de sol, que são necessários para proteção adicional.
Limpeza das lentes
Caso suas lentes entrem em contato com a água, remova-as imediatamente e descarte as lentes diárias. Para lentes reutilizáveis, lave as mãos antes de manuseá-las, limpe as lentes com solução multipropósito e deixe-as imersas em solução fresca por pelo menos 6 horas. “Nunca use água da torneira ou solução velha, pois isso pode contaminar as lentes e aumentar o risco de infecção”, frisa Vielmo.
Quando procurar um médico
Sempre que o indivíduo sentir qualquer desconforto nos olhos, como vermelhidão, dor, sensação de corpo estranho, lacrimejamento excessivo ou visão embaçada, é essencial procurar um oftalmologista. Esses sintomas podem indicar uma infecção ou lesão na córnea, que deve ser tratada prontamente. “Remova as lentes, lave os olhos e evite usá-las novamente até ser orientado por um profissional”, complementa.
Lentes ou óculos: a preferência dos erechinenses
"Em Erechim, como no Brasil em geral, o uso de óculos de grau ainda é mais comum do que o uso de lentes de contato", coloca Vielmo. Contudo, há um aumento significativo na procura por lentes de contato, especialmente devido aos avanços tecnológicos que proporcionam mais conforto e segurança. Atualmente, lentes multifocais e de silicone hidrogel são opções populares, oferecendo maior conforto e saúde ocular. As lentes de descarte diário também são bastante procuradas, pois são práticas e reduzem o risco de infecções.
Essas inovações têm transformado o uso de lentes de contato, tornando-as mais eficientes e confortáveis. Para quem busca praticidade e maior segurança, o uso de lentes de contato descartáveis, em especial, é uma escolha recomendada.