Sabe aqueles momentos na vida em que você foca em um trabalho que, além de prover recursos financeiros para a tua vida, também te dá prazer, principalmente quando você está prestando uma homenagem a um dos personagens mais queridos e lembrados do Brasil.
Sim, esta é um pouco da história de um jovem de apenas 17 anos de idade que desde a sua infância sempre se deu bem com os traços, as cores, as criações e desenhos, sejam eles no papel, na madeira ou na parede de um muro.
O artista
Estamos narrando o grande momento de Juan Gabriel Cardoso e Mello, aluno de Design Gráfico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus de Erechim que, a pedido de um cliente, e após algumas trocas de opiniões, está pintando junto ao muro do estabelecimento comercial uma imagem do imortal Ayrton Senna em um de seus grandes momentos como piloto de Fórmula 1.
Os traços
Juan destacou que os seus primeiros traços começaram aos 12 anos de idade como desenhos à lápis no papel comum e, seguindo os passos da tecnologia e o que ela proporciona, migrou para o digital, o que acabou lhe proporcionando uma renda financeira.
Grafite
No ano de 2021 é apresentado ao grafite, mas fazendo a arte apenas por um hobby autodidata. Nesta caminhada passou a estudar as letras e as suas formas de desenho e, em 2024 iniciou trabalhos nesta área artística. “Um momento em que passei a ganhar dinheiro com a minha arte”.
Estudos
Com relação a sua entrada no IFRS, garante que foi um grande passo para aprimorar as suas técnicas e melhorar o seu trabalho. “Uma oportunidade de iniciar uma carreira, pois passamos a trabalhar as mais diferentes técnicas no mundo da arte, principalmente quando usamos programas de computadores e estudamos cores e movimentos. Tudo isso envolve o meu trabalho”.
A homenagem
Com relação ao trabalho que está executando, destaca que é uma homenagem ao piloto, como para proporcionar um visual diferenciado no local que trabalha com automóveis, ou seja, uma lavagem e estética automotiva. “No início seria apenas um carro de Fórmula 1, mas depois de algumas trocas de ideia, resolveu-se por prestar esta grande homenagem a Senna”.
Mas, o que realmente representa para Juan esta homenagem. “Esta é uma oportunidade incrível para mim. Lí muito sobre ele e a sua trajetória de vida e sucesso nas pistas mundo afora. Sou seu fá incondicional. Estou sem palavras”, garante ele.
Instituto Ayrton Senna
Porém na vida a sempre tem um objetivo naquilo que fizemos, e para Juan não é diferente, pois quer que a sua obra chegue até o Instituto Ayrton Senna, como fora do Brasil, “para que as pessoas possam ver o resultado do trabalho que realizamos em Erechim em prol da memória de Senna”.
O trabalho de Juan terá 36 metros quadrados de pura arte e tem uma meta de sete a dez dias para a sua conclusão. A obra está sendo executada ao lado da Secretaria Municipal da Saúde de Erechim, localizada na Avenida Santo Dal Bosco.
Quem foi Ayrton Senna
Ayrton Senna foi um piloto de automobilismo reconhecido como um dos grandes esportistas da história do Brasil. Iniciou sua carreira no automobilismo por meio do kart, mas foi na Fórmula 1 que ele se transformou em um dos pilotos mais reconhecidos de todos os tempos. Ayrton Senna conquistou três títulos de Fórmula 1: em 1988, 1990 e 1991.
Morreu em 1994 de maneira prematura durante o Grand Prêmio de San Marino, em Ímola, por conta de um acidente durante a corrida. É considerado por muitos o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, obtendo 41 vitórias em 161 corridas disputadas.