O Banrisul recebeu o Prêmio Ayrton Patineti dos Anjos na categoria Empresa Gaúcha que Mais Impulsionou a Cultura em 2024, durante a 10ª edição do evento O Grande Encontro - Música dos Gaúchos, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, em homenagem ao produtor musical e idealizador da iniciativa, Ayrton Patineti dos Anjos, falecido em junho deste ano.
De acordo com a organização do espetáculo, o reconhecimento celebra o compromisso da instituição em fortalecer e valorizar a cultura gaúcha, apoiando iniciativas e projetos que enaltecem nossas raízes e tradições, promovendo o desenvolvimento cultural do Estado.
Na cerimônia de entrega da primeira edição do prêmio, o vice-presidente do Banco, Luiz Gonzaga Veras Mota, recebeu o troféu do atual curador do evento, Caetano dos Anjos, filho de Ayrton Patineti dos Anjos; e de Gustavo Viana, diretor artístico da Associação Brasileira de Música e Artes - Porto Alegre. A distinção também foi entregue ao poeta, escritor e compositor Luís Coronel, na categoria Artista Destaque.
De acordo com Luiz Gonzaga Mota, “é gratificante para uma instituição como a nossa, que nasceu aqui e faz parte da história e da vida do Rio Grande do Sul, contribuir com as atividades culturais que são produzidas pela nossa gente e que demonstram a força da superação neste momento em que o nosso Estado foi duramente atingido pelo evento climático extremo e sem precedentes ocorrido neste ano”.
A iniciativa do Banrisul, que destinou R$ 25 milhões para a retomada do setor cultural do Estado, foi uma decisão histórica que demonstrou o compromisso e o engajamento do Banco com a área cultural.