Em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e 96 anos do Grupo Gillé, o Espaço Cooperar do Sicredi foi palco de uma grande apresentação que reuniu um grande número de pessoas na noite da última sexta-feira, 25.
Sublime para quem assistiu e gratificante para quem se apresentou em um repertório de 15 músicas juntamente com a Orquestra de Câmara do Alto Uruguai, tendo como entidade parceira, a Fainors.
O grupo do Gillè, foi fundado em 1928 e conta com uma trajetória de muito trabalho, perseverança, superação e amor a tradição Italiana. Inicialmente se tratava de vozes de masculinas e o grupo preenchia uma lacuna artísticas e cultural em nosso município, visto que as rádios e jornais surgiram posteriormente.
Em 30 de Abril de 1969 o grupo foi oficializado com estatuto próprio. No ano de 2002, vozes femininas vieram enriquecer o coral conquistando um maior embelezamento e refino nas apresentações artísticas e culturais em toda região norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul.
O grupo do Gillè tem sua sede social localizada na rua Pedro Aita, 49 no bairro José Bonifácio, desde 2018 o grupo é dirigido pelo maestro Gleison Juliano Wojciekowski.
Concerto dos 150 anos da Imigração Italiana
Os compositores mais famosos da música italiana incluem os renascentistas, os barrocos, clássicos e os românticos, artistas esses que fizeram parte da construção da música que conhecemos atualmente, não só no Brasil, mas como no mundo todo.