18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Economia

Depois de fechar mais de 30 mil empregos em 60 dias, RS dá sinais de melhora

Após as enchentes, o estado apresenta números positivos, e Erechim segue contratando. Foram 33 novas vagas em julho

teste
Nos sete meses de 2024, Erechim criou 881 vagas de trabalho
Por Rodrigo Finardi

O terceiro mês após as enchentes históricas no RS, o estado dá sinais de recuperação em alguns municípios mais atingidos, que começam a contratar funcionários, depois de números negativos em sessenta dias consecutivos. Em maio e junho o RS fechou 30.749 empregos formais.

 

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta quinta-feira, 29, relativos ao mês de julho, mostra que o estado contratou 6.690 trabalhadores, revelando a recuperação gradativa, mesmo individualmente não sendo a realidade de alguns municípios.

 

39.379 trabalhadores na formalidade

Em julho, o município de Erechim segue contratando, com 22 novos postos de trabalho. Destaque para a indústria e serviços.  Nos sete primeiros meses do ano, já criou 881 vagas. Atualmente mantém 39.379 trabalhadores com carteira assinada.

 

Situação de alguns municípios gaúchos

Veja a seguir, os resultados em municípios que foram bastante atingidos pelas enchentes. Muitos apresentam melhoras nos números.

Porto Alegre: abriu 686 postos de trabalho.

Canoas: fechou 10 postos de trabalho.

Santa Cruz do Sul: fechou 243 postos de trabalho.

Nova Hamburgo: abriu 214 postos de trabalho.

São Leopoldo: abriu 238 postos de trabalho.

Lajeado: fechou 4 postos de trabalho.

Estrela: abriu 42 postos de trabalho.

Pelotas: abriu 358 postos de trabalho.

Bento Gonçalves: abriu 90 postos de trabalho.

Caxias do Sul: abriu 291 postos de trabalho.

 

Indústria: volta a contratar após dois meses

Em maio e junho a indústria em Erechim fechou 123 postos de trabalho. Em julho voltou a contratar. São 44 novas vagas abertas.  Nos sete primeiros meses do ano, já contratou 357 trabalhadores e ocupa a segunda posição entre os segmentos pesquisados. É quem mais tem trabalhadores na formalidade, com 15.636 postos de trabalho.

 

Serviços: segue liderando na geração de empregos

 

Mantém na formalidade, com carteira assinada 13.350 trabalhadores.  Pelo terceiro mês consecutivo, mantém números positivos. Em julho criou 38 novos postos de trabalho. No ano de 2024 é o segmento que mais contratou, com 458 novas vagas.

 

Construção: recuperação em junho

 

Em maio fechou 59 postos de trabalho, e em junho abriu nove novas vagas. Em julho, demonstra um equilíbrio entre admissões e demissões, com saldo positivo de uma vaga. Atualmente mantém na formalidade 1.799 trabalhadores com carteira assinada. No ano registra 72 novas vagas e aparece em terceiro lugar geral.

 

Comércio: forte revés

 

Em junho, teve um mês estagnado, com saldo zero, e no mês anterior (maio), tinha fechado 38 postos de trabalho. Agora em julho, novo revés, fechando 45 vagas. É um setor importante para a economia local, já que mantém 8.388 trabalhadores na formalidade. Em 2024, fechou três postos de trabalho (3.265 contratações e 3268 demissões).

 

Agropecuária

É um segmento que não representa muito nos números finais na geração de empregos com carteira assinada em Erechim. Atualmente mantem 206 trabalhadores na formalidade. Em julho, fechou cinco vagas.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas