21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Batalha do Pulador em exposição no Arquivo Histórico

Revolução Federalista é retratada através de banners com imagens e textos

teste
Exposição pode ser visitada das 12h30 às 18h30 de forma gratuita
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Daiana Varotto

Revolução Federalista ocorrida entre 1893 e 1895 é retratada através de banners com imagens e textos

Erechim e região podem conferir até a próxima sexta-feira (16), a exposição “Revolução Federalista em Passo Fundo”, no Arquivo Histórico Municipal Dr. Juarez Miguel Illa Font. Organizada pelo Instituto Histórico de Passo Fundo e com a parceira do Instituto Histórico Geográfico de Getúlio Vargas.

Através de banners com imagens e textos, a exposição retrata a revolução ocorrida entre os anos de 1893 e 1895, com destaque para o combate mais sangrento - Batalha de Passo Fundo, conhecida também como Batalha do Pulador - ocorrida em 27 de junho de 1894. Como é destacado no próprio material exposto, além de causar a morte de centena de homens, a batalha “decidiu a sorte do movimento armado que já se alargava pelo país e ultrapassava as fronteiras brasileiras, contaminando o Uruguai e a Argentina”.

Sua importância histórica se dá na percepção de que a rivalidade se perpetuou e influenciou fortemente as ramificações sociais e culturais da cidade. Interessados podem visitar a exposição diariamente, das 12h30 às 18h30 de forma gratuita. O Arquivo Histórico está localizado na Avenida Pedro Pinto de Souza, número 100.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;