Com inserção no calendário nacional, o automobilismo é um capítulo marcante da história de Erechim, através da popular competição Rally Internacional que ocorre na cidade desde 1998. Com base nisso, o Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font de Erechim (AHM) está realizando até o dia 31 de maio, a exposição chamada “Erechim e os Esportes Motores”, com painéis nos saguões da sede da Prefeitura e na Câmara de Vereadores.
A iniciativa buscou resgatar informações sobre a longa relação da cidade com os esportes motores, exibindo arquivos de quando os primeiros entusiastas começaram a explorar a emoção e a adrenalina proporcionadas por veículos motorizados.
Os arquivos
O coordenador Henrique Trizoto menciona que, devido à tradição esportiva, o AHM possui um acervo fotográfico organizado por assunto, facilitando a seleção de materiais para exposição. “Em virtude da prática esportiva ser tradicional na região, temos materiais das corridas e arrancadas na cidade”, explica.
Períodos históricos retratados
Segundo Henrique, os destaques incluem as corridas de calhambeques de 1951 e a corrida "Três Horas de Erechim" em maio de 1968. São eventos refletem o interesse crescente pelos esportes motorizados em uma época em que estavam começando a se popularizar globalmente (a primeira corrida de Fórmula 1 foi em 13 de maio de 1950).