15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Exposição evidencia esporte a motor de Erechim

Visitação de painéis fotográficos está em exibição nos saguões da Prefeitura e Câmara de Vereadores

teste
Painéis contam com fotografias históricas sobre os esportes sob quatro rodas
Fotografia do Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre no Circuito de Pedra Redonda
Primeiro Circuito Automobilístico de Erechim em 1952
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

Com inserção no calendário nacional, o automobilismo é um capítulo marcante da história de Erechim, através da popular competição Rally Internacional que ocorre na cidade desde 1998. Com base nisso, o Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font de Erechim (AHM) está realizando até o dia 31 de maio, a exposição chamada “Erechim e os Esportes Motores”, com painéis nos saguões da sede da Prefeitura e na Câmara de Vereadores.
A iniciativa buscou resgatar informações sobre a longa relação da cidade com os esportes motores, exibindo arquivos de quando os primeiros entusiastas começaram a explorar a emoção e a adrenalina proporcionadas por veículos motorizados.


Os arquivos
O coordenador Henrique Trizoto menciona que, devido à tradição esportiva, o AHM possui um acervo fotográfico organizado por assunto, facilitando a seleção de materiais para exposição. “Em virtude da prática esportiva ser tradicional na região, temos materiais das corridas e arrancadas na cidade”, explica. 


Períodos históricos retratados
Segundo Henrique, os destaques incluem as corridas de calhambeques de 1951 e a corrida "Três Horas de Erechim" em maio de 1968. São eventos refletem o interesse crescente pelos esportes motorizados em uma época em que estavam começando a se popularizar globalmente (a primeira corrida de Fórmula 1 foi em 13 de maio de 1950).

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas