A empresa Viação Ouro e Prata adquiriu um terço das ações da Unesul que pertenciam ao grupo Unetral de Erechim. De acordo com a assessoria de imprensa da Ouro e Prata, o negócio foi fechado no dia 5 de agosto e a cifras não foram reveladas. O jornalista afirmou que com a aquisição, a gestão da empresa Unesul passa a ser partilhada.
O Jornal Bom Dia tentou contato com a Unesul, mas a única informação obtida foi a de que o antigo presidente da empresa, Belmiro Zaffari, já deixou o cargo. Quem preside a Viação Ouro e Prata é o empresário Hugo Fleck. A estrutura e o nome da Unesul permanecem. De acordo com a assessoria de imprensa, apesar de ser uma fase de transição, a tendência é que a Unesul se consolide ainda mais.
História da Unesul
Fundada em 1964, a Unesul de Transportes Ltda é o resultado da segmentação dos serviços de transporte coletivo de passageiros, da empresa União Erechim de Transportes Ltda, que vinha realizando desde a década de 1940 a operação das linhas entre Porto Alegre, Passo Fundo, Erechim e Caxias do Sul e dessas cidades para o Oeste de Santa Catarina e Paraná.
A nova empresa sem se descuidar do foco inicial, eleito pelos pioneiros, que era dar suporte à onda migratória dos gaúchos que buscavam novas fronteiras agrícolas, fora do Rio Grande do Sul, buscou sempre a expansão dos seus serviços e negócios.
A nova sociedade, que na sua fundação em 30 de setembro de 1964, dispunha de 65 ônibus, possui hoje uma frota de 470 ônibus, percorre aproximadamente 48.000.000 quilômetros anuais, tem 1.700 funcionários para operar as 222 linhas de caráter interurbano, intermunicipal, interestadual e internacional, atendendo mais de 400 municípios dos estados do RS, SC, PR, MS e o Paraguai, transportando aproximadamente 8.000.000 de passageiros anualmente.
História da Ouro e Prata
A história da Viação Ouro e Prata, que iniciou em 1939, quando Willy Fleck e Raimundo Fleck fundaram a empresa Crissiumal. Em 1944, com o constante crescimento do município de Três Passos, a empresa decide abrir uma oficina nesta localidade. Como Três Passos é uma cidade ligada comercialmente a Ijuí, a empresa começa a atender as comunidades destes munícipios.
Instalados em Três Passos com uma modesta seção de peças, oficina de venda de gasolina, óleos e pneus, a empresa Willy E. Fleck & Cia. Ltda. decidiu alterar a designação de “Empresa Crissiumal” para “Pioneira” e posteriormente em 9 de agosto de 1948 foi fundada a Viação Ouro e Prata SA.
Trabalhando com linhas de ônibus que conectavam quase todas as cidades do Alto Uruguai com Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, a Fleck S.A. comprou, em 1959, duas quotas da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. Durante os anos que seguiram a esta compra, a empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. procurou alargar os horizontes de seu campo de ação.