Você provavelmente já conhece o pilates feito em aparelhos e até o pilates de solo, mas sabia que existe uma nova modalidade? Batizado de pilates de parede, a proposta virou mania entre usuários de redes sociais, em especial do TikTok, onde algumas pessoas vêm compartilhando vídeos em que praticam o tal exercício.
Assim como o nome sugere, o pilates de parede nada mais é do que a prática dos exercícios de pilates utilizando a parede como apoio. E é justamente pela simplicidade do formato, que permite a realização dos exercícios em qualquer ambiente, que muita gente se sentiu motivada a experimentar a modalidade.
Vale dizer que os exercícios de pilates são fundamentais para quem busca obter o controle dos músculos do corpo, já que a prática oferece melhora do tônus muscular e confere maior flexibilidade. Com o pilates de parede, não é diferente.
A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, especialista em pilates, explica que os exercícios realizados na parede têm o mesmo efeito dos exercícios em solo ou nos equipamentos. “A única coisa que muda é o apoio, mas a versatilidade e os benefícios são iguais”, afirma.
Benefícios
De acordo com a fisioterapeuta, no pilates de parede, é possível realizar exercícios de fortalecimento de membros inferiores, superiores e abdômen, além de exercícios de mobilidade da coluna, alongamento, entre outros. Em termos gerais, ele também é uma modalidade que estimula o corpo por um todo. Veja os benefícios dessa prática:
- Corrige a postura;
- Melhora flexibilidade e o equilíbrio;
- Reduz e previne dores;
- Alívio de tensões musculares;
- Foco na respiração;
- Maior mobilidade articular;
- Evolução da marcha e corrida;
- Aumento do tônus muscular.
Exercícios
Conheça alguns exercícios mais comuns, indicados pela fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, que podem ser feitos:
1. Ponte
O exercício de ponte ajuda na ativação dos glúteos e abdômen, além de proporcionar mais mobilidade da coluna. Com os braços esticados para os lados, deite-se no chão de frente para a parede e de pernas para cima. Apoie os pés na parede e eleve o quadril. Faça duas séries de repetições com 15 segundos cada.
2. Prancha
Muito semelhante ao tradicional exercício de prancha, a diferença é que este utiliza os pés apoiados na parede e as mãos no chão ao invés do antebraço. No entanto, esse tem como objetivo fortalecer o isométrico de abdômen. Após sua posição inicial, basta elevar o corpo e segurar por 15 segundos, realizando duas repetições assim.
3. Panturrilha
Esse exercício é ótimo para quem deseja fortalecer e alongar os músculos da panturrilha. Em pé e com as mãos apoiadas na parede, mantenha os pés mais afastados da parede e incline o corpo apoiando todo seu peso nos braços, realizando a ponta do pé. Duas repetições de 15 segundos cada também são o suficiente.
4. Alongamento de peitoral
O exercício de peitoral é ideal para alongar os músculos peitorais e ainda ajudar a ter uma melhor postura. Utilizando o canto da parede, basta apoiar os braços a 90° de cada lado e manter os ombros alinhados com os cotovelos. Fique com um pé na frente e o outro atrás, jogando o peso do corpo nos braços. Esse exercício também pode ser feito em duas repetições com 15 segundos cada.
Cuidados ao realizar o pilates de parede
Segundo a fisioterapeuta, alguns exercícios não exigem cuidados especiais, no entanto, há aqueles que oferecem o risco de escorregar e se machucar, já que a parede costuma ser lisa. "Muitas pessoas não têm força nem controle motor suficiente para realizar alguns exercícios e acabam se lesionando. O ideal é serem feitos com meias antiderrapantes ou descalço”, aconselha Ana Luísa.
Embora o pilates de parede possa ser feito por qualquer pessoa que deseja experimentar esse tipo de atividade física, podem existir algumas contraindicações pontuais — em especial para pessoas com problemas articulares e que sofreram lesões recentemente. A fisioterapeuta ainda recomenda cuidados redobrados para aqueles que sentem dor nas costas, já que o intuito é melhorar e não piorar o quadro.