0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Documentário 'Raízes Negras de Erechim' será lançado nesta sexta

A produção tem o objetivo de tornar conhecida e valorizar a história da comunidade afro-brasileira no município

teste
O Documentário foi elaborado pelo historiador e mestre em Educação André Fabrício Ribeiro
Por Taiane do Carmo
Foto Divulgação

Com o objetivo de valorizar e tornar conhecida a história da comunidade afro de Erechim à comunidade, será lançado nesta sexta-feira (24) o documentário intitulado “Raízes Negras de Erechim” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS)- Campus Erechim.

A obra, elaborada pelo historiador e mestre em Educação André Fabrício Ribeiro, traça uma linha do tempo que inicia em uma comunidade afro-brasileira na região de Campinas do Sul, há mais de 150 anos, e depois relata a história das famílias negras que migraram para Erechim nas décadas de 30, 40 e 50.

Produção

A produção, conta com uma equipe diversificada composta por sociólogos, jornalistas, cinegrafistas, músicos e tradutor/intérprete de libras. “Entre as famílias, estão alguns de meus antepassados e chegamos ao presente, na qual falamos de um dos movimentos negros do município, o MENE”, explica André.

Importância

O historiador, destaca a importância do documentário para a cidade e a contribuição na construção da cultura local. “É importante tratarmos a história afro em Erechim porquê somos um dos povos que ajudou a compor a população de nossa região.  Contribuindo com nossa cultura e força de trabalho. Assim como as demais etnias, que tem suas histórias, queremos contar a nossa. Este trabalho se soma a outras produções de colegas historiadores e pesquisadores que trabalham o tema”, frisa.

Material de pesquisa

Conforme ele, o material foi elaborado com todo o cuidado para que professores, se desejarem, possam utilizá-lo em sala de aula para abordar a história da comunidade afro em Erechim, tendo como recurso um audiovisual, assim como pesquisadores e estudiosos do tema. A ideia de produzir “Raízes Negras de Erechim”, também surgiu pela falta de referências em relação a história dos afro-brasileiros em Erechim.

O documentário foi realizado por meio do Fundo de Apoio as Artes e a Cultura de Erechim (FAACE) de 2021 do qual o projeto foi contemplado. O público poderá acompanhar o lançamento nesta sexta-feira, no auditório 2 em duas sessões, uma no horário das 10h e a outra às 19h. Após o evento de lançamento, a produção ficará disponível nas plataformas de comunicação digital e no YouTube.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas