25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Comitê regional reitera orientações no enfrentamento ao Coronavírus

teste
Alerta.jpg
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) realizou uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (20), para avaliar a classificação de “Alerta” para a R16, emitida por parte do Sistema 3As, do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro on-line, o Comitê confirmou o crescimento de casos ativos, fato que vem ocorrendo no cenário nacional e internacional. No momento, a região registra 1.111 casos ativos sistematizados e verifica um pequeno aumento nas internações, com quatro pacientes em UTIs e 11 em leitos clínicos (Hospital Santa Terezinha - referência SUS - e outros hospitais da região).

Diante dos fatos, o colegiado entende que algumas medidas devem ser adotadas imediatamente para reduzir a transmissibilidade da nova variante. São eles: ampliar as orientações da adoção das medidas preconizadas como lavagem das mãos; uso de álcool 70%; utilização obrigatória de máscara de proteção individual e distanciamento social, evitando aglomeração de pessoas.

Testagem

Também em virtude da grande demanda, o Comitê orienta que a testagem siga as orientações técnicas, com grupos prioritários – buscando fazer frente à possível falta de insumos.

Buscando manter as ações regionalizadas, integradas e articuladas, as orientações e recomendações serão repassadas a todos os municípios, bem como esclarecimentos a respeito das novas normativas técnicas de isolamento de cinco, sete e 10 dias, para que todos adotem a mesma metodologia.

Uso da máscara

Jackson Arpini, líder do colegiado da Amau, salienta que: “Para buscarmos barrar a transmissibilidade do vírus, fator que está elevando o número de casos e consequentemente as internações, o Comitê e os municípios monitorados irão intensificar a importância do uso da máscara de proteção individual, medida fundamental no atual cenário para evitar a disseminação da doença. “Ao longo do tempo, o processo pandêmico tem apresentado capítulos menos e mais gravados, com seus reflexos no sistema de saúde e economia”, observa Arpini, citando que a sociedade está diante de um “novo cenário com um aumento de casos confirmados, com curva ascendente”.

Assim, uma das medidas que podem fazer a diferença é a utilização da máscara individual, como uma relevante medida de contenção da disseminação, fato característico da nova variante.

Vacinação continua

Também será dada continuidade ao trabalho de imunização, com complementação do esquema vacinal (primeira, segunda e dose de reforço) e a imunização do público de cinco a 11 anos.

Contato com o governo do RS

Durante a reunião, o colegiado ainda manteve contato com o Gabinete de Crise/RS para ajustar algumas ações, além de elaborar a resposta à notificação de alerta, com o detalhamento das medidas que serão adotadas.

O comitê também irá orientar que municípios retomem as reuniões dos colegiados municipais, mantendo as avalições locais e adoção de possíveis medidas adequadas ao momento e de acordo com a realidade do território.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas