25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Erechim articula ações devido ao aumento de casos ativos da Covid-19

Entre as ações que serão adotadas de forma imediata estão o fortalecimento no atendimento das 12 Unidades Básicas de Saúde e da Unidade Municipal de Referência me Saúde (UMRS), a antiga UPA

teste
Divulgação/PM Erechim
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação/PM Erechim

Na manhã desta terça-feira (11), o aumento dos casos ativos da Covid-19 foi pauta de uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim. Devido a mudança do cenário da doença, o município já se articula com ações de prevenção e enfrentamento, bem como planos de contingencia que podem ser necessários.

 

A reunião foi coordenada pelo prefeito em exercício, Flávio Tirello e contou com a participação do secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini, com a secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, com a coordenadora da Secretaria de Saúde, Leila Hofmann, com o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), Jackson Arpini e com o diretor administrativo da FHSTE, Márcio Pires.

 

Orientação para população

Entre as ações que serão adotadas de forma imediata estão o fortalecimento no atendimento das 12 Unidades Básicas de Saúde e da Unidade Municipal de Referência me Saúde (UMRS), a antiga UPA. A população que tiver sintomas gripais deve procurar pela UBS de referência do bairro ou a UPA. É este o atendimento de entrada para casos suspeitos da Covid-19 e também para a testagem. O pronto-socorro do Hospital Santa Terezinha não deve ser procurado por pessoas com sintomas gripais, exceto nos finais de semana. O pronto-socorro tem foco em procedimentos e urgência e emergência. Além disso, a FHSTE, referência para toda região, já trabalha com planos de contingência.

 

Reforço para vacinação

 

Além disso, para reforçar o processo de vacinação contra Covid-19 e a Influenza/H1N1, e para evitar que as pessoas tenham contato com outros pacientes, a UPA irá atender nos próximos três sábados (15, 22 e 29/01), das 8h às 13h para atendimento EXCLUSIVO de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda, que conforme divulgado pelo Governo do Estado, a vacinação para crianças de 5 a 11 anos iniciará no dia 19 de janeiro de 2022, de forma escalonada. Todos detalhes da organização que está sendo feita serão divulgados posteriormente.

 

“Infelizmente uma nova cepa da Covid-19 volta a nos preocupar. O número de casos ativos vem aumentando significativamente, mas felizmente não tivemos reflexos disso em hospitalizações e mortes. Mesmo assim, estamos articulando ações de contingência e para reforçar o atendimento à população nesse momento”, pontua o prefeito em exercício, Flávio Tirello.

Publicidade

Blog dos Colunistas