14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Jupem é aplaudido pelo espetáculo ‘‘Uma noite polonesa’’

Grupo folclórico polonês se apresentou na noite do último domingo (28) no Centro Cultural 25 de Julho

teste
Divulgação
Por Assessoria de Comunicação
Foto KOZAK

O Grupo Folclórico Polonês de Erechim – Jupem - subiu ao palco do Centro Cultural 25 de Julho, na noite do último domingo (28), para celebrar uma vitória que é de todos, o retorno aos palcos.

Embora ainda não totalmente vencida a pandemia, aos poucos está sendo superada.

‘‘Foram tantas as mudanças que vivemos nestes dois anos, que quando pensávamos em recomeçar, logo tínhamos que parar. Esta foi a luta de todos nós, em todos os aspectos e cenários que a vida nos apresentou. A resiliência, amor, empatia, solidariedade e principalmente paciência, foram as virtudes que nos ajudaram a chegar até aqui, passado tudo que vivemos’’, afirma a presidente Monica Kieling.

O espetáculo

O espetáculo “Uma Noite Polonesa”, foi uma produção inédita do grupo, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Erechim e Secretaria Municipal de Cultura, fazendo parte da programação de Natal do município. No palco, esteve toda a magia, beleza, dinamismo e diversidade do folclore polonês, através de dançarinos entre 04 e 84 anos, que compõem os elencos artísticos do Grupo.

Com poucos meses de preparação, em virtude do recente retorno aos ensaios, os dançarinos deram verdadeiros exemplos de dedicação e superação. Enquanto alguns integrantes iniciaram sua trajetória recentemente no grupo, outros precisaram retomar todo o fôlego possível após quase dois anos sem subir aos palcos.

A noite de espetáculo tornou-se inesquecível. A energia e emoção vivenciadas por dançarinos, equipe e público presente, foram intensas e com certeza, memoráveis.

Uma história de 53 anos 

Com 53 anos de história e atividades ininterruptas, o Jupem já viajou o mundo apresentando o folclore polonês e representando Erechim, o Rio Grande do Sul e o Brasil nas mais diversas localidades, como Chile, Peru, Argentina, Paraguai, Polônia e Espanha.

 No Brasil, o Jupem foi reconhecido inúmeras vezes pela sua excelência artística, autenticidade e tradição, sendo condecorado com importantes premiações da dança e do folclore polonês. Em sua cidade natal, o JUPEM se consagrou como um dos mais importantes grupos étnicos e de dança de Erechim, recebendo premiações e homenagens, além de promover um dos mais tradicionais espetáculos de dança da cidade.

O Espetáculo da Primavera é a grande produção do grupo, realizada apenas para comunidade local há quase 40 anos, tendo 30 edições em sua trajetória.

Matrículas abertas e novos projetos

Com essa bagagem cultural de variadas experiências e vivências, o grupo sempre esteve em movimento buscando novos horizontes e desafios. O amor e dedicação pela cultura polonesa, sempre foram os alicerces que mantiveram o grupo vivo, mesmo perante às adversidades impostas pela pandemia. Desta forma, os integrantes do Jupem compartilharam com o público presente, os sentimentos de vitória, extrema felicidade e recomeço, transmitindo e recebendo da plateia uma energia incalculável, que tomou conta do ambiente. Tudo aquilo que já foi realizado serve de lembrança e inspiração para futuras conquistas, que a partir deste espetáculo começaram a ser construídas por nossas crianças, jovens, adultos e a melhor idade.

Na expectativa de um cenário mais próspero em 2022, o grupo planeja participações em festivais de dança e folclore, ao mesmo tempo que irá desenvolver o projeto cultural de audiovisual “Polônia – Embarque nesta viagem”, também previsto para o próximo ano, através do edital FAACE da Prefeitura Municipal. Buscando sempre por novos talentos, o Jupem convida a todos para o período de matrículas que será aberto no mês de dezembro.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas