14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Sistema Municipal de Cultura em debate na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Erechim

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realizaram na manhã desta quarta-feira (22), a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Erechim.

 

A abertura das atividades contou com a presença do secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini, da presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Oliveira, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves e da presidente do CMPC, Ana Mikulski. No plenário, estiveram presentes também atuais conselheiros e interessados em fazer parte do conselho.

 

“Erechim é um polo de cultura. Erechim respira cultura. Temos diferentes etnias, grupos que estamos muito bem representados”, exaltou a presidente do CMPC, Ana Mikulski.

O tema desta edição, “Sistema Municipal de Cultura: Um novo tempo!”, foi apresentado e discutido com os participantes. A conferência também foi transmitida ao vivo pelo Youtube da TV Câmara Erechim.

“É um momento democrático e especial porque discute um sistema de cultura que estamos implantando, e isto compreende a busca de ações para desenvolvermos e incentivarmos todos atores da cultura do município”, destacou a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Oliveira.

 

Também fez parte da conferência, a eleição dos novos Conselheiros do CMPC, representantes dos Segmentos Culturais, que são: Audiovisual e Arte Digital; Música; Artes Cênicas - Teatro e Dança; Artes Visuais e Artesanato; Cultura Popular; Livro e Literatura; Movimento de Identidade e Gênero; Tradição e Folclore; Etnias; Ciências Humanas; Indústria e Comércio e Serviço. Como alguns segmentos não apresentaram representantes presenciais, a conclusão do processo eleitoral se dará na reunião ordinária que será convocada posteriormente, com o parecer jurídico de questões levantadas no encontro, devido a alterações de legislação do CMPC em 2018.

 

“Somos parceiros da sociedade na construção dos processos e no fomento as manifestações culturais. Assumimos a responsabilidade de garantia de acesso democrático a cultura, e ao mesmo tempo, assegurando que não tenham nenhum tipo de tutela e dirigismo de qualquer natura sobre a produção cultural autônoma e criativa”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves.

 

O CMPC é o principal espaço de participação social no Sistema Municipal de Cultura, atuando na elaboração, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura.

 

“A nossa cidade sempre foi muito viva e atuante na pauta da cultura, mas com o Sistema Municipal de Cultural, com o FAACE, nós mudamos de status e conseguimos e estamos construindo politicas públicas focadas na área da cultura, mais aprofundadas, com mais importância e focadas naquilo que a comunidade espera de uma gestão pública”, finaliza o secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini.

 

Outras informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo que fica na Av. Pedro Pinto de Souza, 100 ou pelo telefone (54) 3520-7006 e WhatsApp (54) 99150-7549.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas