17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Eternizando momentos e lugares

Tânia Gehlen encontrou uma maneira de aproximar as pessoas do Alto Uruguai gaúcho

teste
Três Arroios em fotos.jpg
Por Ragnara Zago
Foto Três Arroios em Fotos

No dicionário, o significado de aspiração se detém à uma vontade imensa de conseguir algo, um sonho ou uma ambição. Na vida real, ser aspirante a é buscar, simpatizar, praticar e seguir os passos de um objetivo que muitas vezes, fica guardado em nosso coração, pela falta de coragem de colocá-lo em prática.

            Na infância, colecionamos objetivos. Você já viu alguém perguntando a uma criança o que ela quer ser quando crescer? Provavelmente a reposta foi: professor, médico, dentista, advogado..., mas existem aqueles desejos que, não correspondem talvez a uma carreira profissional e sim a um hobby, atividade extra em que somos apaixonados por fazer. A tarefa nem sempre será rentável, melhor que isso, nos proporcionará amor e prazer, fatores que além do dinheiro, nos fazem viver e não apenas existir.

Aspiração

                A analista de Relacionamentos, Tânia Gehlen, tem como aspiração a fotografia. O gosto pela imagem vem desde a infância, onde ela desenhava e pintava, principalmente paisagens. Por ser do interior, sempre foi apaixonada pelo campo, valorizando suas raízes. “Sou de origem humilde, trabalhei por muito tempo na agricultura junto com meus pais, no interior de Gaurama (lugar que tenho imenso carinho), e foi ali que aprendi a ter uma conexão muito grande com a natureza. Ressalto que tenho muito orgulho disso, pois formei meu caráter e valores, e agradeço muito por isso”, conta Tânia.

Tecnologia contribuiu

            A era digital, surgiu para somar em nossas vidas. Antigamente era difícil registrar momentos por meio da fotografia, pois nem todos possuíam recursos para adquirir câmeras fotográficas. Hoje, com um celular de boa qualidade, dedicação e visão, é possível eternizar imagens do dia a dia, de forma simples e prontamente divulga-las por intermédio das redes sociais, “Quando a tecnologia chegou em minhas mãos, substitui o lápis pela máquina (atualmente celular), e passei a fotografar paisagens, lugares, detalhes da natureza. A fotografia sempre esteve presente em minha vida, mas ela é uma mera ferramenta por algo muito maior: registrar imagens lindas e valorizar as belezas divinas que ganhamos de presente todos os dias”, expressa.  

 “Saliento que é algo amador, de celular mesmo, mas onde consigo de alguma forma transmitir o que está diante dos meus olhos”

Novas ideias

                Por meio do de uma página chamada “Três Arroios em Fotos”, Tânia conseguiu uma maneira de divulgar suas imagens, fazendo com que até mesmo as pessoas que não moram no local, se apaixonem pelas belezas daquela terra. “Primeiro que sou apaixonada pelo lugar onde vivo. Admiro e me encanto por essa cidade que me acolheu tão bem e que é considerado o Príncipe dos Vales do Alto Uruguai Gaúcho, por isso sempre fazia algum registro, mas publicava de maneira pessoal”, conta. “A página no Instagram e Facebook, surgiu no ano passado, no meio de todo esse contexto que estamos vivendo. Houve uma iniciativa muito bacana com a Maratona Fotográfica do município, incentivando as pessoas a fotografarem e compartilharem coisas boas onde elas estivessem. Adorei participar, e agradeço muito a idealizadora da Maratona, minha incentivadora, amiga Nádia. Foi ali que meu gosto foi aguçado”, explica Tânia. Após essa iniciativa, a analista continuou fotografando, pois amigos próximos e vizinhos a incentivavam a publicar cada vez mais os registros. “Esse apoio de pessoas tão queridas fez a diferença e decidi criar algo com um único intuito: compartilhar coisas boas, levar alegria, esperança, paz e lembranças por meio de fotos e assim valorizar esse lindo lugar”, enfatiza.

Buscando a proximidade

                 O nome escolhido, objetiva que as pessoas se identifiquem com o local, pois muitos seguidores vivem no município ou passaram sua infância e possuem lembranças. Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas não puderam mais fazer visitas e estarem próximas de quem amam, por isso, Tânia encontrou nas fotos, uma maneira de criar uma conexão com quem está longe, mas perto com o coração. “Já vai completar um ano, em agosto, de @tresarroios.emfotos. Hoje, busco registrar a cidade e também a diversidade da região, que é rica em detalhes e belezas naturais, um verdadeiro paraíso no Norte Gaúcho”, pontua.

Inspirações

            Questionada sobre onde busca inspiração diária para fotografar, Tânia ressalta que o segredo é fazer com o coração. “É muito gratificante. Agradecer a vida é nosso dever diário e valorizar os detalhes, em uma simples caminhada por exemplo, é uma forma de ter gratidão. Vivemos em um universo que depende principalmente de algo chamado meio ambiente e isto que me encanta. A natureza me fascina, o nascer e o findar de um dia é uma benção, bem como todos os fenômenos da natureza”, revela.

“Admirar o que está diante dos nossos olhos e conseguir entender o verdadeiro propósito como ser humano, é evoluir! Além, valorizar onde se vive, seja nos mínimos detalhes, torna os dias mais alegres e leves”

Conciliando as atividades

            Há 11 anos, Tânia atua no Sebrae RS, como analista de Relacionamento com Clientes, orientando, acompanhando e compartilhando conhecimentos junto aos pequenos negócios e futuros empreendedores. “Tenho grande foco e compromisso com minhas atividades e com nossos clientes. Porém, nas horas vagas, principalmente finais de semana, busco essa conexão com a natureza e com o lugar onde estou. O desejo é de valorizar o nosso local e, junto a isso, compartilhar e transmitir sentimentos bons às pessoas por meio dos registros. Acredito que, quando fizemos algo que é do bem, o universo sempre conspira a favor”, finaliza.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas