0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Música: retrospectiva dos fatos mais importantes que marcaram 2015

Rádio Antena 1 fez levantamento de principais acontecimentos do cenário da música internacional neste ano - e conta o que vem por aí

Rádio Antena 1 fez levantamento de principais acontecimentos do cenário da música internacional
Adele
Sam Smith
Taylor Swift
Janet Jackson
Phil Collins
Shows internacionais
Janet Jackson
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br

Fim de ano é época de retrospectiva. No mundo da música, o ano de 2015 trouxe revelações, retornos aos palcos e, claro, canções que grudaram na cabeça e artistas que bombaram mundialmente. Para mostrar o que marcou, a rádio Antena 1 fez um top 5:

 

 

 

1 - Adele e o seu tão esperado retorno

Desde 2011 a talentosa cantora não apresentava um material inédito. Quando todos pensavam que ela permaneceria sumida da mídia, a artista ressurgiu com seu novo single, “Hello”, que em poucos dias chegou ao topo das paradas de rádios espalhadas pelo mundo. Seu novo disco, 25, lançado em novembro, já é o mais vendido de 2015. Isso é que pode ser chamado de regresso em grande estilo!

 

 

 

2 - Sam Smith: o fenômeno britânico

O grande vencedor do Grammy 2015 foi o cantor britânico Sam Smith. Com apenas 23 anos de idade, ele emplacou vários singles de sucesso com o seu álbum In the Lonely Hour. Não à toa um de seus hits, chamado “Writing’s On the Wall”, conseguiu o mesmo efeito que “Skyfall”, de Adele, fazendo parte do filme “007 – Contra Spectre”.

 

 

 

3 - Taylor Swift e suas milhões de visualizações no Youtube

Mesmo com outros ídolos teens, como Selena Gomez e Justin Bieber, quem também deu o que falar neste ano foi a cantora norte-americana Taylor Swift. Com seu álbum intitulado 1989, lançado em 2014, chegou ao topo das paradas com singles como “Blank Space” e “Bad Blood”, cujo clipe do Youtube conta com mais de 600 milhões de visualizações. 

 

4 - Janet Jackson e seu sangue musical
  

A irmã mais nova do Rei do Pop estava sete anos sem lançar sucessos. Este ano ela voltou, mostrando estar em forma, dando de presente aos fãs o álbum Unbreakable. Logo na estreia, o disco ficou no topo da Billboard 200, com o single “No Sleep”. Está ou não no sangue?

 

 

 

5 - Phil Collins e, de novo, Tarzan

Após passar quatro anos aposentado, o músico Phil Collins resolveu voltar à ativa, para surpresa de todos os fãs. Ele revelou que pretende lançar um novo álbum em breve. Entre os futuros planos do cantor estão composições para o musical Tarzan. Esperamos ansiosos!

 

 

 

 

- Shows internacionais

Vários artistas consagrados estiveram em solo brasileiro ao longo de 2015, com destaque para Elton John, Paul McCartney, Rihanna, Rod Stewart, James Blunt, Ed Sheeran, entre outros. Ainda, os ouvintes da Antena 1 elegeram, por meio de votação, a volta da banda A-ha como o comeback do ano. 

 

 

 

 

 

- As mais tocadas

As músicas mais queridas de 2015 foram:

1º - Budapest – George Ezra (clique aqui para ouvir)
2º - Riptide – Vance Joy (clique aqui para ouvir)
3º - Counting Stars – OneRepublic (clique aqui para ouvir)
4º - Take Me To Church – Hozier (clique aqui para ouvir)
5º - Love Me Like You Do – Ellie Goulding (clique aqui para ouvir)

- O que vem por aí...

O ano de 2016 promete muitas novidades. Uma delas certamente é o retorno dos lendários Rolling Stones ao solo brasileiro. Após 10 anos longe da América Latina, Mick Jagger e companhia voltam a tocar por esses lados, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Além disso, um grande regresso - não confirmado oficialmente - é o do grupo norte-americano Guns N’ Roses. Especula-se que Axl Rose e Slash podem dividir o mesmo palco depois de 20 anos brigados. Será?

Sobre a Antena 1: Fundada em setembro de 1975, a Antena 1 foi a primeira rede de emissora FM do Brasil a operar de forma automática via satélite com a mesma programação veiculada em tempo real por 24 horas. Hoje, a empresa soma 20 emissoras e cinco milhões de ouvintes no Brasil e no mundo. Há cinco anos consecutivos é campeã de audiência. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas