14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Talento: 75 prêmios de primeiro lugar

Henrique Ferri, gaiteiro de Gaurama, coleciona histórias e troféus, em um período curto de tempo

teste
Henrique Ferri
Por Ragnara Zago
Foto Divulgação

 

 

​O acordeom, mais conhecido em nossa região como “gaita”, sempre foi um instrumento que chama atenção, indispensável em bailes e rodas de amigos no Rio Grande do Sul. Antigamente, era muito comum em uma família onde se tinha cinco ou mais irmãos, pelo menos um, ser gaiteiro. 

 

Henrique Ferri

Henrique tem dezesseis anos e mora em Gaurama. Começou sua história na música desde a infância, por influência do avô, tios e familiares que tocavam gaita.“Sempre tive essa convivência com o instrumento, desde que nasci”, conta. Com oito anos de idade, o músico já frequentava às aulas para aprender de maneira profissional. “Desde lá, nunca parei”, evidencia.

​Conforme reportagem concedida ao Bom Dia em 2016, sua avó Doralice ressaltou que, quando o menino nasceu, prontamente ao ver suas mãozinhas expressou em italiano: “Mas olha que dedos compridos, de gaiteiro”. A previsão se cumpriu, e hoje o músico coleciona vários troféus.

 

Premiações

 

Mesmo muito novo, o gaiteiro já recebeu 75 troféus de primeiro lugar. “Em 2020 fui campeão do Rodeio da Vacaria, que é o maior rodeio da América Latina, como se fosse a copa do mundo dos rodeios”, exalta. Henrique conquistou o título na categoria gaita tecla juvenil e também gaita tecla dueto, ao lado de seu professor.

 

Trabalho reconhecido pelas mídias

Além da entrevista para o Jornal Bom Dia na infância, e agora na adolescência, o músico também já recebeu o convite duas vezes para participar do programa Galpão Criolo, de grande audiência tradicionalista, fez parte da gravação do DVD dos Monarcas, tocando ao lado de seu maior ídolo, Albino Manique. “Gravei tocando com Os Monarcas, e o Albino ao lado me assistindo, uma realização para minha vida pessoal e profissional”, aponta Henrique. 

 

Siga o Henrique: @henriqueferrigaiteiro 

 

Para acompanhar o trabalho do gaiteiro nas redes sociais, basta acessar o seu canal no Youtube, onde contém vários vídeos. “Toda semana atualizo meu canal com um vídeo novo. Vale a pena conferir” destaca o gaiteiro.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas