14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

CTG Galpão Campeiro empossa nova patronagem

Com 68 anos de história, pela primeira vez uma mulher está à frente da entidade, a patroa Nerilde Menosso

Nova patronagem foi eleita em dezembro de 2020
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação

Com 68 anos de história, um dos mais antigo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Erechim, o CTG Galpão Campeiro, está pela primeira vez, sob o comando de uma mulher. Nerilde Menosso assumiu como patroa da entidade para a gestão deste ano.

A eleição para a nova patronagem, que é anual, ocorreu no dia 16 de dezembro de 2020. “Montamos uma chapa mista entre mulheres e homens, eu convidei os membros todos aceitaram o desafio. É uma honra estar nesse cargo, mas sei que também é uma responsabilidade”, contou a nova patroa à reportagem do Jornal Bom Dia.

Apesar de ser a primeira mulher à frente do CTG, Nerilde ressalta que a participação feminina está presente em diversas funções no movimento tradicionalista. “Não vejo diferença entre ser homem ou mulher neste cargo, claro que o machismo existe em nossa sociedade, mas no movimento tradicionalista temos várias posições ocupadas por mulheres, inclusive na presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), temos a Gilda Galeazzi. Sobretudo, acredito que assumir uma patronagem é se colocar à disposição de realizar uma atividade voluntária”, pontuou.

Expectativa para um ano melhor

Em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as atividades do CTG tiveram que ser canceladas em 2020. Agora, Nerilde aguarda melhora no cenário das contaminações para que as orientações do MTG se alterem e as atividades possam ser retomadas.

“Já acompanho o movimento tradicionalista há mais de 10 anos, e observei de perto a organização da patronagem do último ano em meio a pandemia, pois meu marido era o patrão do CTG Galpão Campeiro. Então, será um grande desafio manter a entidade em funcionamento, estamos desenvolvendo diversas ações on-line, mas para a arrecadação de recursos sempre foram realizados eventos, com isso, precisamos pensar em alternativas para esse ano. Além disso, estamos aguardando orientações do governo estadual e do MTG, porque temos muita expectativa em poder retornar com os ensaios, quando houver segurança sanitária”, destacou Nerilde.

Conheça os novos membros

Patroa: Nerilde Menosso

1ª capataz: Roseni Bresolin

2ª capataz: Juliano Capra

1ª sota-capataz: Roselaine Borges

2ª sota-capataz: Pedro Czysz

1ª agregado de Pilchas: Valdemar Backes

2ª agregado das pilchas: Lucas Kozak

Membros titulares

Claudemir Bresolin

Jorge Sirino de Quadros

Paulo Quissini

Paulo Henrique Pereira

Necleto Pansera

Membros suplentes

Marceano de Oliveira

Armindo Kirst

Ivonir Dominski

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas