14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Três dicas para organizar as finanças em 2021

Simone Angela Prigol Santolin – Consultora Financeira
Por Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira
Foto Divulgação

O final de ano vem se aproximando e começamos fazer um balanço de nossa vida do que conseguimos cumprir das metas que nos propomos a alcançar neste ano que passou. E iniciamos uma preparação para um novo ciclo que irá começar em 01 de janeiro. Neste momento de retrospectiva e repensar nossa vida, hoje quero contribuir para você com 3 dicas para organizar suas finanças pessoais para que possa aplicar e mudar hábitos para o alcance dos seus objetivos financeiros para 2021.

Primeira dica: faça um orçamento analítico

Esta dica vale para sua vida, mas se tem empresa também pode ser aplicada nela. Sem rumo, se chega em qualquer lugar e muitas vezes não é o lugar que gostaria de estar.  Fazer um orçamento significa colocar todos os passos que irá seguir para chegar ao seu objetivo. O orçamento é uma ferramenta poderosa, que quando feita com um bom planejamento mensal, direciona para o que é realmente importante.

O primeiro passo, para fazer um bom orçamento é fazer o diagnóstico de seus gastos, através de um metódo de anotação de cada real que recebe ou gasta. . A partir de todas anotações o segundo passo é fazer a análise dos gastos, assim entenderá como o seu dinheiro esta sendo direcionado. O terceiro passo é o momento de reorganizar as despesas cortando gastos, reduzindo despesas, fazendo os arranjos necessários para criar um orçamentto anual de despesas fixas e variavéis que permite poupar para os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Segunda dica: estabeleça planejamento aos seus objetivos

Quando colocamos os nossos sonhos no papel, e criamos  objetivos e metas a chaces de conquistar o que desejamos aumenta muito. Para fazer este processo é importante utilizar alguma metodologia para dar mais clareza. Para poder alcançar todos  é necessário fazer um bom planejamento com estratégias assertivas. Para iniciar o poupar dinheiro, sugiro se propor como uma meta guardar um valor equivalente de 3 a 6 meses de suas despesas, assim constituirá uma reserva de emergência que pode estar dentro dos objetivos de curto prazo. Para quem tem dívidas ou está inadimplente este pode ser um dos objetivos para economizar e sanar este problema e assim depois seguir para outros objetivos. Para quem não tem dívidas e já tem reserva de emergência é importante fazer o poupar sempre elencando pelo menos um sonho de curto, um de médio e 1 de longo prazo, assim você estará pensando no seu presente e no seu futuro para ter uma vida com mais equilíbrio financeiro.

Terceira dica: mudança de hábitos financeiros

Para ter uma vida em equilibrio com alcance de objetivos, é preciso mudanças. A principal é mudar hábitos financeiros que  devem ser pautados em educação financeira e na psicologia econômica.

A educação financeira, tem um campo de conhecimento que apoia em todas as questões de organização, planejamento e informações essenciais para o desenvolvimento de bons hábitos.

As decisões são pautadas no campo racional mas muito mais no emocional, que onde estão as crenças, padrões familiares, culturais e de pensamento. O conhecimento para as pessoas que tem dificuldade de poupar dinheiro que não consegue colocar em prática o conhecimento de educação financeira esta em buscar as respostas pautadas na psicologia econômica.

Tudo é difícil antes de ser fácil, mas com um bom plano, disciplina, coragem, conhecimento com certeza você terá uma organização financeira para alcançar todos seus objetivos!

 

Instagram: @predittainteligenciafinance

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas