14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Veja os 7 problemas mais frequentes que podem afetar sua empresa, e como resolvê-los

Simone Angela Prigol Santolin
Por Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira
Foto Divulgação

Toda a empresa possui problemas, que podem variar de uma para outra, conforme seu ramo de atividade, seus controles, sua gestão, o volume de faturamento. Alguns problemas são comuns. Iremos verificar estas dificulades a serem enfrentadas:

  1. Vendas cíclicas:  é a venda que varia conforme a época do ano. Para este caso é importante se planejar, para prevenir-se com recursos suficientes para estes meses de menor faturamento.
  2. Formação de preço errada: por falta de conhecimento sobre o assunto. Não fazendo uma formação de preços de venda de maneira técnica, corre-se o o risco de colocar à venda produtos  com prejuízos, baixa lucratividade.
  3. Estoques mal dimensionados: o estoque é um ponto que precisa de muita gestão, pois se mantido em um nível muito elevado conduz a ficar com o caixa muito apertado financeiramente, se ficar muito abaixo do necessário poderá ocorrer perda de vendss ou compras emergenciais com um custo mais caro.
  4. Prazos de recebimento, pagamentos em desequilibrio: é preciso ficar atento para as políticas comerciais para não penalisar o caixa da empresa e precisar muito de capital de giro.
  5. Mão de obra em desacordo com as necessidades: excesso de colaboradores é sinônimo de custos. Carência de mão de obra exige a contratação de terceiros por vezes a um custo mais elevado, ou pode prejudicar a qualidade do produto de venda por capacitação.
  6. Distribuição antecipada de lucros: muitos empreendedores acabam fazendo retiradas de lucro em demasia, afetando o capital de giro e por vezes a empresa recorre a empréstimos de terceiros com um custo elevado.
  7. Falta de Capital de Giro: muitas empresa precisam até fechar por vezes por não ter capital de giro. Saber a sua necessiade de capital de giro é uma maneira de evitar situações mais complexas. O capital de giro pode fazer parte do investimento inicial.
  8.  

Muitas empresas, às vezes, não sabem as causas dos problemas que possuem. Para isto é interessante aplicar técnicas para diagnosticar os fatores mais críticos, e então fazer um plano de ação para resolver a causa do problema.

Para resolver os problemas uma boa gestão é essencial para o crescimento e sucesso dos negócios, para isso o empreendedor precisa buscar aprimoramento e a formação gerencial. Com conhecimento técnico necessário é mais fácil administar quetões que envolvam as finanças e outras outras areas e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Muitos problemas podem ser evitados quando o planejamento inicial não foi bem elaborado. Para reduzir o número de problemas, antes mesmo de abrir uma empresa, é recomendado desenvolver um plano de negócios com um planejamento detalhado, contemplando todas as variáveis, como investimentos, concorrência, demandas do mercado, fornecedores, custos operacionais, margem de lucro e curva de faturamento.

 

 

 

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas