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Economia

Como acertar no preço de vendas dos produtos e serviços?

Simone Angela Prigol Santolin
Por Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira
Foto Divulgação

Calcular o preço de vendas de produtos e serviços, é um dos maiores desafios dos empreendedores.

Para chegar ao preço de venda , é necessário considerar todos os custos do negócio, padrões de mercado, margem de lucro desejada, percepção de valor dos clientes e vários outros fatores.

Somente desta maneira é possível praticar preços coerentes com o mercado, satisfazer clientes e garantir que o faturamento seja suficiente para cobrir todas despesas, investimentos da empresa e ainda gerar lucro e ter uma boa saúde financeira

O preço de vendas, é uma das atividades mais estratégicas de um negócio, pois se a empresa não tiver praticando corretamente os preços pode ocorrer de não faturar o volume necessário para o equilíbrio financeiro, como também pode ocorrer de ter um ótimo faturamento, mas não ter o lucro desejado.

O preço dos produtos também é um dos pilares do marketing (produto, preço, promoção e praça).

Para a construção do preço levar em consideração a intuição ou somente comparação com os concorrentes pode trazer sérios problemas financeiros, para definir os preços exige atenção máxima e conhecimento de conceitos como margem de lucro, markup, valor agregado e custos fixos e variáveis.

Não basta fazer os preços de venda iniciais, é preciso também acompanhar o desempenho do negócio e alterar os valores conforme for necessário.

O processo de formação de preços, tem como objetivos satisfazer o cliente com um preço justo, atingir um público alvo que atenda suas expectativas, ter uma política de preços competitiva perante a concorrência, ter uma margem que possibilite descontos, melhorar resultados, pagar obrigações.

Alcançar esse equilíbrio é uma tarefa por vezes mais complicada por ter diversas variáveis envolvidas. Por isso é importante conhecer as estratégias, métodos e cálculos envolvidos no processo de formação de preços.

Quando a empresa atinge o ponto de equilíbrio financeiro, significa que suas despesas estão iguais à sua receita, marcando o momento em que o negócio se torna sustentável. O ponto de equilíbrio é apenas uma meta inicial do negócio, e deve ser sucedido pela geração de lucro para suprir as expectativas dos sócios e investidores.

Outro aspecto importante a ser considerado na precificação é saber diferenciar o que é preço e valor. O preço limita-se a questão monetária. O valor são os benefícios e diferenciais que o produto ou serviço entrega ao cliente. Por isso, na definição do preço precisa considerar o valor agregado que significa criar uma experiência única não somente vender algo.

A formação de preços é o primeiro passo para acertar no preço de venda e ter um faturamento condizente para o lucro que o empreendedor espera, mas é preciso entender sobre os diversos outros aspectos para ter uma política de vendas que faça o seu negócio ser sustentável e próspero.

Instagram: @predittainteligenciafinanceira

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