12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Ano atípico: Semana Farroupilha ganha adaptações para preservar a vida

Orientação da 19ª Região Tradicionalista é que entidades promovam ações em formato on-line

teste
Neste ano, os galpões serão substituídos por comemorações digitais
Coordenador da 19ª Região Tradicionalista, Armelindo Rosset
Por Amanda Mendes
Foto ArquivoBD

A pandemia da covid-19 provocou uma série de alterações no cotidiano para evitar a exposição ao vírus. Neste ano, diversos eventos que demandam aglomerações foram suspensos, contudo, para o coordenador da 19ª Região Tradicionalista (RT), Armelindo Rosset, a semana especial dos gaúchos deve ser comemorada, só que de uma maneira diferente, preservando a vida.

Com isso, neste ano, os galpões serão substituídos por comemorações digitais. “Este é um ano totalmente atípico, em que ninguém pensava que chegaríamos a esse ponto. No entanto, é importante reforçarmos os costumes da cultura gaúcha, principalmente durante a Semana Farroupilha, claro que respeitando todas as recomendações das autoridades sanitárias. Com isso, nós da 19ª RT teremos nossa programação, com todos os cuidados para manter a segurança de saúde”, contou Rosset à reportagem do Jornal Bom Dia.

O início dos festejos da Revolução Farroupilha, comemorada no dia 20 de setembro, está marcado para este domingo (13), às 16h com a abertura oficial da Semana. “Além disso, outras entidades já estão desenvolvendo atividades em formato on-line e essa é a recomendação, que tente se manter as comemorações, só que por meio da internet”, pontuou o coordenador da 19ª RT.

“Afinal, esse momento que estamos vivenciando nos obriga a restringir ou limitar diversas ações e, primeiramente, precisamos pensar em nossa saúde. Afinal, chegará o momento em que poderemos nos abraçar novamente, fazer as rodas de chimarrão, tão característica dos gaúchos. Muitas pessoas comentam que esse foi um ano perdido, mas penso que preservando nossa saúde, aprenderemos boas coisas no futuro, porque iremos pensar diferente sobre vários aspectos”, acrescentou Rosset.

Tradição do churrasco

A tradição da venda do churrasco pela 19ª RT está mantida e ocorre neste domingo. Em função da pandemia, os recursos arrecadados neste ano serão revertidos para reformar a sede da 19ª RT, que está localizada no centro de Erechim.

Até amanhã (12), os ingressos podem ser obtidos com o coordenador ou nos departamentos da 19ª RT. A retirada do churrasco será no domingo, no Galpão Campeiro, entre às 11h e 13h. Rosset ressalta que quem for retirar, deve respeitar o distanciamento entre as pessoas e usar máscara.

“Vamos celebrar na medida do possível, pois é uma data muito importante em nossa cultura, mas não podemos descuidar da preservação de nossa vida”, concluiu o coordenador.

Sobre a Semana Farroupilha

Comemorada de 14 a 20 de setembro, a Semana Farroupilha resgata a história da Revolução Farroupilha, que ocorreu em 1835.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas